TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (VERSÃO DO LOBO)

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  5.533 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

CARLOS ALESSANDRO BUSTAMANTE RIBEIRO – RA 1711333

POLO PRÓPRIO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2017

SUMÁRIO

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 APRENDER COM O ÍNDIO

1.2 FAX DO NIRSO

1.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (VERSÃO DO LOBO)

1.4 UMA PESCARIA INESQUECIVEL

1.5 A FOLHA AMASSADA

1.6 A LIÇÃO DOS GANÇOS

1.7 ASSEMBLÉIA DA CARPINTARIA

1.8 COLHERES DO CABO COMPRIDO

1.9 FAÇA PARTE DOS 5%

1.10 O HOMEM E O MUNDO

1.11 PROFESSORES REFLEXIVOS

1.12 UM SONHO IMPOSSIVEL

1.13 PIPOCAS DA VIDA

  1. APRENDER COM O ÍNDIO

No país temos diversas culturas, de estado para estado, até mesmo cidade para cidade, isto significa que não há somente um modelo de educação, há varias maneiras de se ensinar.

Um exemplo são os índios, que tem suas culturas e costumes, e nós tentamos mudar, que não é um desafio fácil, pois seus estilos são bem diferentes. Eles se tornam guerreiros, tem a arte da caça e da pesca. Não é a educação, o diploma, que vai ensinar essas raízes pra ele, isso não os torna inferiores, nem melhores e nem piores, somente culturas diferentes.

  1. FAX DO NIRSO

O fax do Nirso mostra que mesmo sem o português correto, com o nível de escolaridade mais baixo, conseguiu desempenhar um bom papel na sua empresa, isto mostrou que certas habilidades no mercado de trabalho, foram de maior importância do que o seu português correto.

O desenvolvimento da educação deixa a desejar, muitos deixam de estudar por falte de condições e oportunidades, o que sobressai é o talento, as habilidades e o dom para certas atividades de trabalho. Já o Nirso sobressai como vendedor, mas para subir mais um degrau na empresa, necessita estudo, então pela lógica, é mais fácil educar o Nirso do que perder um ótimo vendedor.

  1. A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (VERSÃO DO LOBO)

Texto interessante, sempre ouvi nas historinhas que a chapeuzinha era a vitima, mas neste texto mostra que toda historia tem dois lados. Vamos parar e pensar um pouco no lado do lobo, e não chama-lo simplesmente de o lobo de mau. O educador deve passar suas opiniões e ensinando os alunos a questionar, buscando o conhecimento de outras versões, procurando diferentes pontos de vista e formarem suas próprias opiniões e conceitos. Deixando assim as crianças decidir quem é o mocinho e quem é o vilão, levando esse conhecimento para a vida real, dando o direito de tirar suas próprias conclusões.

  1. UMA PESCARIA INESQUECIVEL

Ética em nosso país, caiu um pouco no esquecimento, sempre tem alguém querendo levar vantagem, dando um jeitinho pra tudo. Ética é sempre ética, fazendo o certo mesmo que ninguém veja. A ética vem de berço, passa de pai para filho, isso não se ensina na escola.

No texto temos este exemplo bem claro, o pai ensinando o filho a devolver seu peixe pescado, para que o filho entenda que o certo é certo, mesmo que ninguém o faça. No Brasil a ética não esta nas grades curriculares da maioria das escolas publicas de educação básica, a ética é fundamental para a integração na sociedade, tem seus valores morais e princípios para conduta humana na sociedade.

  1. A FOLHA AMASSADA

Esse texto da folha amassada, mostra o estrago que uma palavra

pronunciada no momento errado, pode causar reações inesperadas de um individuo, e depois pra consertar e tentar contornar a situação é difícil. Hoje em dia a palavra paciência, que é uma qualidade, esta em extinção. Na correria do dia a dia e sem tempo para outras atividades, a paciência ficou de lado. Um exemplo é no transito, dependendo do que falar ou ate mesmo um gesto, acaba ate em morte. Temos que orientar nossas crianças a pensar antes de agir e não agir pelo momento de impulso.

        Por isso quando se pensa em ser um professor, deve estar preparada para certas dificuldades que iram aparecer, alguma são repentinas, e mesmo as pessoas mais preparadas, pode não saber qual atitude tomar, então uma dica e estar de mente sã e corpo sã para poder resolver os inúmeros problemas que poderão surgir e conseguir repassar da melhor forma possível o seu objetivo que é ensinar.

  1. A LIÇÃO DOS GANÇOS

O texto equivale ao trabalho em equipe, devemos ter união uns ajudando

os outros, porque sozinhos não chegamos a lugar nenhum, e agindo em

equipe, alcançamos nossos objetivos mais rápidos. Já na família, usamos a sabedoria dos mais velhos para educar os mais novos, os guiando-os para o crescimento. Nesta hora o educador tem um papel superimportante, tem a responsabilidade de prepara-los para assumir lideranças, mas serem lideres com sabedoria.

  1. ASSEMBLÉIA DA CARPINTARIA

O importante é valorizar o outro sem saber aproveitar a qualidade de cada um, neste caso o educador tem que saber reconhecer as qualidades do aluno, e também demonstrar seus erros, sem constrangimentos.

O maior desafio são as diferenças de níveis sociais, culturais e

financeiros, sabendo lidar com as diferenças, terá sucesso e enriquece seus conhecimentos, aprendemos que não devemos critica-las, devemos aprender com as diferenças, devemos respeitar para sermos respeitados, aprender a ressaltar as qualidades ao invés de seus defeitos.

  1. COLHERES DO CABO COMPRIDO

Deparamos-nos mais uma vez com o trabalho em equipe e o companheirismo, e o quanto é necessário o trabalho em grupo e saber respeitar a opinião do outro, e ter competência de contornar opiniões. Toda equipe tem um líder, e dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras e o espirito de equipe é essencial para alcançar o sucesso, isso valendo para a vida pessoal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (368.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com