TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO PRAÇA/DOENÇA

Por:   •  28/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

IDENTIFICAÇÃO PRAÇA/DOENÇA

Oídio, também conhecida popularmente como mancha-branca, mancha-cinza e mofo-branco, é uma doença causada por diversos fungos da família Erysiphaceae, são parasitas que atingem diversas plantas ornamentais. As espécies retratadas aqui são a Oidium bixae Viegas e Oidium sp., que prejudicam o pleno desenvolvimento do Urucuzeiro (Bixa orellana).

ESPÉCIE DE OCORRÊNCIA

Urucum (Bixa orellana) com sintomas de oídio provocados pelo Oidium bixae Viegas ou Oidium sp retratada em outubro de 2019, no canteiro de calçada no Parque CECAP, em Guarulhos, SP.

FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO

A doença pode ser identificada pela presença de manchas brancas ou acinzentadas nas folhas que parecem cobertas de pó, atingindo uma parte ou toda a extensão das folhas, flores e brotos, modifica a estrutura da folha, deixando retorcidas as mais novas e prejudica a brotação e, consequentemente, o desenvolvimento das flores e frutos.

Os primeiros sinais são localizados nas folhas na base da árvore e nas partes menos arejadas da planta, conforme progressão do fungo, vai atingindo as folhas do topo.

Também causa perda de folhagem, especialmente durante o período de chuvas, dessa forma, demanda-se maior gasto para a planta se manter, enfraquecendo-a.

PARTICULARIDADE (OCORRE COM MAIS FREQUÊNCIA EM QUE EPOCA, OCORRE EM MAIS DE UMA ESPECIE, ESTÁ RELACIONADA COM OUTRA PRAGA OU DOENÇA ETC

O oídio causado pelo Oidium bixae ocorre em climas tropicais em temperaturas entre 26 e 28 °C e umidade elevada, seu contágio é facilitado pelo vento, insetos e gotas de orvalho e sua permanência pela falta de arejamento da copa.

climas tropicais, crescendo bem em temperaturas de 26 a 28o C e umidade relativa do ar bastante elevada. As chuvas pesadas interferem no seu crescimento, contribuindo, inclusive, com a remoção do micélio da superfície foliar. A disseminação dos esporos é feita através do vento, gotas de orvalho e por insetos.

FORMAS DE CONTROLE

Há diversas formas utilizadas para conter o fungo, tanto química, quanto fisicamente. Para o Urucuzeiro (atingido por Oidium bixae Viegas ou Oidium sp), as soluções registradas são a aplicação de enxofre molhável, dinocap e benomyl após a frutificação.

Porém, existe alternativas menos agressivas já testadas em outras espécies diagnosticadas com oídio provocado por agentes patógenos diferentes.

As chuvas pesadas naturalmente contribuem na remoção física do micélio e a queda das folhas do Urucuzeiro aumenta a possibilidade de encerrar o ciclo de vida do fungo, sendo necessário retirar todas as folhas caídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com