TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  26/1/2021  •  Seminário  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO

Acadêmico (s)¹

Tutor Externo²

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Como dito por Nervo e Ferreira (2015, pag.32): “A pesquisa se torna peça chave da formação dos indivíduos, [...] a experiência com a pesquisa cientifica traz à tona todo esse potencial humano, pois o processo de aprendizagem é de extrema complexidade”.

Acreditamos que as visões de mundo dos estudantes também devem ser influenciadas pelo pensamento científico e pelas expressões de sua cultura, cujos traços são parcialmente divulgados na mídia. No entanto, é no bojo de atividades realizadas em sala de aula que os estudantes podem se transformar em agentes sociais e históricos de seu tempo e podem, portanto, constituir significados apropriando-se de elementos da linguagem científica e de seus procedimentos, o que lhes dá a oportunidade ímpar de atribuir valor às formas de pensar e agir do cientista. Neste sentido, quando os elementos da cultura científica puderem ser “vivenciados” pelos estudantes 2 , será possível avaliá-los e confrontálos com outras formas de pensar e agir, típicas de outras culturas e que também estão presentes na sala de aula. (KOSMINSKY; GIORDAN, 2002, p. 11-18.)

No Brasil,o ensino médio é, ainda, caracterizado pela fragilidade educacional.

Apesar das reformas políticas e de metodologia do ensino, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/96, que estabeleceu a vinculação do ensino escolar com o mundo do trabalho e a prática social, a importância que o governo dá ao planejamento curricular tem demonstrado o fracasso dessas reformas.

A relevância que o governo dá ao planejamento curricular nos reflete a realidade do ensino médio no Brasil, um sistema educacional frágil.

REFERÊNCIAS

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com