TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA ANEMIA FALCIFORME ANTES DOS SEIS MESES DE VIDA.

Por:   •  29/11/2019  •  Artigo  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 14

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA ANEMIA FALCIFORME ANTES DOS SEIS MESES DE VIDA.

  1. Problema

Quais são os procedimentos para demonstrar a importância do diagnóstico laboratorial da anemia falciforme para o paciente antes dos seis meses de vida?

  1. Objetivos

1.2.1Objetivo geral

  • Demonstrar a importância do diagnóstico laboratorial da anemia falciforme para o paciente antes dos seis meses de vida.

1.2.2Objetivos específicos

  • Descrever a anemia falciforme e suas variantes genéticas.
  • Demonstrar o papel da Hemoglobina Fetal (HbF) na proteção do recém nascido portador da anemia falciforme.
  • Enumerar os principais exames laboratoriais para o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva e seus principais interferentes nos pacientes antes dos seis meses de vida.

        

  1. Justificativa

As pessoas com doença falciforme necessitam de assistência, prestada por equipe multiprofissional qualificada, sendo de fundamental importância o acompanhamento e o tratamento clínico. (JESUS, 2010).

Neste sentido estabelecer um estudo de viabilize a ampliação e a discussão sobre a anemia falciforme torna-se um caminho para minimizar o tratamento e o acompanhamento de pacientes acometidos da mesma.

Sob este aspecto visa simultaneamente aprimorar o conhecimento dos profissionais e dos familiares para que a articulação da unidade de saúde com creches e pré-escolas, juntamente com os serviços de saúde e profissionais engajados na área da saúde coletiva a promoção de parcerias e trabalhos conjuntos com tais equipamentos sociais, na busca da promoção da saúde integral da criança.

2        REFERENCIAL TEÓRICO         [pic 1]

O referencial teórico é a base para o desenvolvimento de qualquer pesquisa, onde são dispostas as proposições de cunho científico, relevantes à identificação de possíveis soluções ao problema proposto. Buscam-se após a seleção de bibliografias especializadas acerca do tema, que perfazem uma análise crítica e discursiva sobre as ponderações dos autores (VERGARA, 2004, p. 56)

O referencial teórico se propõe aprofundar o conhecimento do leitor sobre a importância do diagnóstico laboratorial da anemia falciforme para o paciente antes dos seis meses de vida.

        

Neste sentido, ao contexto caberá uma abordagem acerca da descrição da anemia falciforme e suas variantes genéticas, bem como o papel da Hemoglobina Fetal (HbF) na proteção do recém nascido portador da anemia falciforme, simultaneamente relacionar os principais exames laboratoriais para o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva e seus principais interferentes nos pacientes antes dos seis meses de vida.

No primeiro item caberá apresentar a definição de sangue e sua importância para o organismo, em seguida a história da anemia falciforme, bem como a apresentação bibliográficas  no que diz respeito à anemia falciforme e suas variantes genéticas; o papel da Hemoglobina Fetal (HbF) na proteção do recém-nascido portador da anemia falciforme e os principais exames laboratoriais para o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva e seus principais interferentes nos pacientes antes dos seis meses de vida, segundo a ótica cientifica.

        

2.1         Definição de Sangue e sua importância para o organismo

O sangue é composto de duas partes: plasma e elementos celulares, onde o plasma constitui cerca de 55% do volume do sangue e é composto de água (90%), na qual estão imersos sais minerais, proteínas, gorduras, fatores de coagulação, hormônios e outras substâncias. O plasma contém também o fibrinogênio, uma proteína importante no processo de coagulação do sangue. A outra parte é formada de elementos celulares, que são os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.

A comunicação entre os diversos órgãos do corpo humano, como sabemos, é feita através do sangue, que pode ser definido como o meio líquido que flui através do sistema circulatório entre os diversos órgãos. 


A fisiologia do sangue tem como finalidade estudar suas múltiplas funções em interação com a nutrição dos demais tecidos do organismo. Dentre suas múltiplas funções podemos citar o transporte de substâncias, a respiração e a defesa do organismo contra doenças e invasão de germes.

A respiração ocorre através do deslocamento do sangue no sistema respiratório. Esse deslocamento ocorre por ação da bomba cardíaca e da sua condução pelas artérias, veias e capilares, que libera o oxigênio transportado pelo sangue, dos pulmões para os tecidos. Após o metabolismo celular, o dióxido de carbono e os demais resíduos liberados pelo mesmo são conduzidos pelo sangue para a eliminação através da respiração.


A defesa do organismo contra doenças e invasão de germes patogênicos é feita pelos leucócitos, que estão contidos no sangue. Tal defesa se dá através do equilíbrio e distribuição de água e da regulação do pH através dos sistemas tampões e da temperatura. 


2.1.1         Hemoglobina

A hemoglobina é a proteína respiratória presente no interior dos eritrócitos dos mamíferos que tem como principal função o transporte de oxigênio (O2) por todo o organismo.

De acordo com estudo apresentado por Neto e Pitombeira (2003) a sua estrutura (FIGURA 01)

é de uma proteína esferóide, globular, formada por quatro subunidades, compostas de dois pares de cadeias globínicas, polipeptídicas, sendo um par denominado de cadeias do tipo alfa (alfa-a e zeta-x) e o outro de cadeias do tipo não-alfa (beta-b, delta-d, gama-g e epsílon-e).

Os autores reiteram que sua estrutura é quimicamente unida a um núcleo prostético de ferro, a ferroprotoporfirina IX (heme), que detém a propriedade de receber, ligar e/ou liberar o oxigênio nos tecidos em conformidade aos autores Dacie; Lewis, (1984), onde consideram cadeia que cada polipeptídica da globina é composta por uma seqüência de aminoácidos, tendo as cadeias alfa 141 aminoácidos e as cadeias não-alfa, 146.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (352.5 Kb)   docx (227.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com