TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO QUÍMICO

Por:   •  15/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTANCIA DO ESTÁGIO SURPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO QUIMICO 

 

Paulo Vitor Nascimento Andrade – cód.: 1164107 

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA 

 

Resumo 

No sentido de compreender o estágio como meio fundamental na formação do professor de química, é essencial a relação entre teoria e prática, conhecimentos do campo de trabalho. Dessa forma, o objetivo central do estágio é a aproximação da realidade escolar, para que o aluno possa perceber os desafios que a carreira lhe oferecerá, refletindo sobre a profissão que exercerá, integrando o que aprendeu e obtendo informações e trocas de experiências, ocorrendo assim a compreensão das suas dificuldades em relação às diferenças existentes na sala de aula buscando alternativas para minimizar os problemas pedagógicos do ensino de conceitos químicos.  

Palavras Chaves: Estágio, Conhecimento, profissão, experiência 

 

Introdução 

Um grande desafio com o qual o aluno de um curso de licenciatura tem de lidar é unir prática e teoria. Se esse problema não é solucionado ou pelo menos reduzido durante a vida acadêmica do educando, essa dificuldade se refletirá na sua prática como professor. 

De acordo com (MAFUANI, 2011) 

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011). 

 

O estágio curricular supervisionado é uma atividade que integra o aluno/professor com a realidade das escolas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Ele serve para ocorrer à aproximação com a realidade escolar, onde o aluno, futuro professor, vai poder praticar as teorias aprendidas ao longo do curso, vai mostra sua criatividade, independência e caráter, buscando sempre uma relação entre a teoria e a prática. Isso vai proporcionar uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. 

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de ser um importante meio de poder interagir a universidade com a escola e comunidade. 

Para os futuros professores de química, o estágio proporcionará uma forma de aprendizagem de como se comportar numa sala de aula, além de mostrar quais serão suas dificuldades, onde você deverá melhorar. Fará com que o docente procure uma didática de fácil compreensão para os alunos, procurando meios interessantes para chamar a atenção deles e de ensinar, sempre unindo a Teoria com a Pratica.  

 

Material e Métodos 

Este trabalho fez parte do processo avaliativo da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio do Curso de Ciências licenciatura com Habilitação em Química da UEMA. Foram utilizados artigos científicos para fundamentar a pesquisa bibliográfica. A pesquisa ocorreu no mês de Março de 2014.  

Resultados e Discussão 

 

O estágio curricular supervisionado tem como característica a intervenção prática na escola, é um momento que permite aos alunos a apropriação de instrumentos teóricos e de metodologias para a atuação no ambiente escolar. De posse do conhecimento específico o estágio traduz-se como o momento do aluno tentar compreender o sistema de ensino [...].(KRUG, 2008) 

De acordo com o autor, as disciplinas pegas no decorrer do curso e o estágio supervisionado torna-se o eixo central para a formação do aluno. 

O estágio curricular supervisionado, para grande maioria, é visto como a aplicação das teorias aprendidas no decorrer da graduação. Mas se considerarmos que a finalidade do estágio é permitir ao aluno uma aproximação com a realidade escolar que ele irá atuar, este ”se afasta da compreensão até então corrente, de que seria a parte prática do curso”. (PIMENTA e LIMA, 2008, p. 45)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (147.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com