TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterações no Sistema Respiratório durante Atividade Física

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  8.083 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

OHANA INGAR QUEIROZ FERRAZ – 8015307

ALTERAÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO DURANTE E APÓS O EXERCÍCIO FÍSICO

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Fisiologia Humana como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professora Gabriela Ferreira Oliveira de Souza.    

CUIABÁ

2016

  1. Descrição do Projeto

O projeto de prática profissional de Fisiologia Humana tem como objetivo discutir os conteúdos estudados na disciplina, as alterações fisiológicas do sistema respiratório, que ocorrem durante e após a prática do exercício, esclarecendo as alterações agudas (no momento da atividade) e crônicas (como efeito do tratamento) no sistema cardiorrespiratório durante e após a prática de exercício físico.

  1. Objetivo

Compreender a anatomia do sistema respiratório.

  1. Metodologia

Explicar quais as alterações do Sistema Respiratório durante e após o exercício físico. Após colocar as adaptações dos Sistemas, argumentar por que estas adaptações são importantes para a realização do exercício e das atividades em uma intensidade maior.

  1. Sistema respiratório

A função da respiração é fornecer oxigênio e remover o dióxido de carbono de células dos diversos tecidos do nosso corpo. Esse processo é fundamental para o equilíbrio ácido-base no sistema de defesa contra infecções, produção de componentes vasoativos, reserva de sangue, entre outros.

A respiração pode ser dividida em quatro eventos: ventilação pulmonar (referente à entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares); difusão de oxigênio e de dióxido de carbono entre alvéolos e o sangue; transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais para as células e regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração.

Em estado normal, os pulmões são expandidos e contraídos pelos movimentos de subida e descida do diafragma e pelo abaixamento das costelas, resultante da ação dos músculos intercostais. Nesse mesmo estado a inspiração se deve basicamente pela contração do diafragma e a expiração pelo relaxamento passivo do diafragma.

Na respiração forçada é necessária a ação de outros músculos para que haja a inspiração, sendo os mais importantes os que elevam a caixa torácica e os intercostais externos, mas também participam deste processo os músculos esternodeidomastoides, os serráteis anteriores e os escalenos. Enquanto que na expiração os músculos participantes são os retos abdominais, que tem o efeito de tracionar as costelas inferiores para baixo, ao mesmo tempo em que comprimem o conteúdo abdominal para cima, contra o diafragma.

  1. Ritmo respiratório

Durante a respiração, a inspiração e a expiração ocorrem de forma rítmica proporcionando uma frequência respiratória (FR).

A quantidade de ar que entra e sai dos pulmões esta relacionada à amplitude da inspiração e/ou expiração e é regulada por motoneurônios (que saem da medula para inervar fibras extrafusais) e atuam basicamente na musculatura do diafragma.

  1. Alterações do sistema respiratório durante e após exercícios físicos

Nos últimos anos as pessoas vêm cada vez mais se conscientizando da importância não só da atividade física (como trocar o elevador pela escada, ir a pé ao mercado...), como também do exercício físico (correr, nadar, fazer musculação...) com intuito de melhorar sua saúde e/ou mantê-la.

Durante os exercícios físicos ocorre a retirada do organismo da sua homeostase, pois aumenta instantaneamente a demanda de energia da musculatura exercitada, e como consequência, do organismo no geral.

Podemos dividir os exercícios físicos em exercícios estáticos ou isométricos, onde há contração muscular, mas não ocorre movimento articular e dinâmicos ou isotônicos, onde há contração muscular seguido de movimento articular. Em cada tipo de exercício há uma resposta cardiovascular distinta.

Nos exercícios estáticos nota-se que há um aumento da frequência cardíaca, com manutenção ou até diminuição do volume sistólico e pequeno acréscimo do débito cardíaco. A contração isométrica promove obstrução mecânica do fluxo sanguíneo muscular, fazendo com que os metabólitos produzidos durante a contração se acumulem e ativem quimiorreceptores que promovem o aumento expressivo da atividade nervosa simpática, com isso observa-se o aumento da resistência vascular periférica, que resulta na elevação exacerbada da pressão arterial.

Nos exercícios dinâmicos, como há contrações seguidas de movimentos articulares, a mecânica do fluxo sanguíneo não se obstrui. Nesse tipo de exercício também ocorre aumento da atividade nervosa simpática, desencadeada pela ativação do comando central, mecanorreceptores musculares e, conforme a intensidade do exercício, metaborreceptores musculares. Nota-se o aumento da frequência cardíaca, do volume sistólico e do débito cardíaco em resposta ao aumento da frequência cardíaca. Há vasodilatação gerando redução na resistência vascular periférica, gerada pela produção de metabólitos musculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (110.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com