TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DOS CARBOIDRATOS ANTES, DURANTE E PÓS-TREINO DE ALTA INTENSIDADE

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.940 Palavras (24 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE MULTIVIX

CURSO DE NUTRIÇÃO

Gabriella Soares Pereira

Isabelle França

Jessica Domingues

Josiane Freire Costa

Milquian Bauer

Nayara Soares

Rogers Fagundes

Samara de Oliveira Cunha

A INFLUÊNCIA DOS CARBOIDRATOS ANTES, DURANTE E PÓS-TREINO DE ALTA INTENSIDADE.

CARIACICA - ESPÍRITO

     2020

                                    FACULDADE MULTIVIX

A INFLUÊNCIA DOS CARBOIDRATOS ANTES, DURANTE E PÓS-TREINO DE ALTA INTENSIDADE.

Trabalho apresentado como requisito parcial para a nota do semestre da matéria Inovação e Saúde, professora Laís O. Dellacqua, faculdade Multivix.

                                        CARIACICA-ES

                                              2020

OBJETIVOS:[a][b]

Geral:

  • Analisar a influência da ingestão de carboidratos antes, durante e após o exercício físico para a melhoria do desempenho físico

Específicos:

  • Investigar os efeitos de uma dieta rica em carboidratos na hipertrofia muscular em praticantes de treinamento de força.

  • Demonstrar a importância das dietas ricas em carboidratos para a manutenção da glicemia e para um maior armazenamento de glicogênio muscular e hepático.

  • Verificar o consumo de carboidratos antes, durante e após treino e o consumo da combinação carboidratos e proteínas após o treino de praticantes de treino de força.

.

INTRODUÇÃO

Segundo Fleck e Kraemer (2006), o treinamento de força é definido como um conjunto de exercícios que apresentam alguma forma de resistência graduável, como pesos, ocasionando a contração muscular. O treinamento de força, como a musculação, exercício que exige que a musculatura do corpo promova movimentos contra a oposição de uma força geralmente exercida por algum tipo de equipamento, tornou-se uma das formas mais populares de exercício para melhorar a aptidão física, aumento de força e de massa magra (hipertrofia muscular), diminuição da gordura corporal, melhoria do desempenho físico em atividades esportivas e ou da vida diária, melhoria do desempenho motor e o condicionamento de atletas e não-atletas.

O metabolismo de carboidratos tem função fundamental no fornecimento de energia para o desempenho físico. No exercício de alta intensidade a maior parte da exigência energética é fornecida pela energia da degradação dos carboidratos. Encontram-se à disposição para o organismo por meio da alimentação, são abrigados em forma de glicogênio, muscular e hepático e sua ausência leva ao cansaço (Maughan et.al...,[c] 2000).

A exaustão que acontece em exercícios físicos demorados e intensos, em sua maioria está relacionada com baixas reservas e esgotamento de glicogênio, hipoglicemia e desidratação. Como os armazenamentos de carboidratos são moderados no organismo, a organização da dieta com ingestão rica em carboidratos é essencial para a restituição muscular e hepática, tal qual para a resposta imune. Todavia, diversas condições como o nível de treinamento e estado nutricional; a porção, o tipo, o horário e a periodicidade de consumo de carboidratos atingem a recuperação de glicogênio (Coelho et.al..., 2004).

Quanto mais potência durante os exercícios maior será a atuação dos carboidratos como geradores de energia. Exercício extenso diminui ativamente o acúmulo de glicogênio muscular, requerendo sucessiva preocupação com a sua reposição, no entanto, não obstante a tal constatação, tem sido percebido uma pequena ingestão de carboidratos pelos praticantes de atividade física (Carvalho, 2003).

Desta forma, uma disponibilidade correta de carboidratos é indispensável para o exercício e o êxito do condicionamento atlético. Como o dispêndio energético durante o treinamento aumenta em 2 a 3 vezes, a disposição de macro nutrientes da dieta se altera nas pessoas ativos e nos atletas (Matsudo, 2001).

Levando em consideração todos os dados e informações referentes ao assunto em questão, refletimos nos seguintes problemas: como se dá a alimentação adequada para que se mantenha um equilíbrio entre disposição de carboidrato na dieta e o necessário para gerar energia para a pratica de atividades físicas de alta intensidade; Em como se periodiza a ingestão de carboidrato para um bom desempenho antes, durante e pós treino; Como acontece a metabolização do carboidrato no organismo; Como as necessidades energéticas são influenciadas pela composição corporal, condicionamento físico e fase de treinamento, bem como a frequência, duração e intensidade da modalidade praticada;

A resposta dessas questões pode trazer resultados satisfatórios para o melhor desempenho do profissional de nutrição e consequentemente melhor desempenho dos pacientes durante os treinos, seguindo a dieta adequada incluindo a ingestão de carboidratos.

Nutrição e exercício físico têm uma relação significativa, podem aperfeiçoar a capacidade de desempenho do organismo, diminuir a fadiga, possibilitando que o atleta treine por mais tempo ou que se recupere melhor entre os treinos. Menciona-se que ingestão de carboidrato antes, durante e após o treinamento de força e a associação de carboidratos e proteínas em seguida do treino possam melhorar a performance, aumentar o desenvolvimento de força e volume muscular.

A utilização de métodos nutricionais abrangendo a ingestão de uma dieta rica em carboidratos pré-prática de exercícios de força eleva as reservas de glicogênio, tanto muscular quanto hepático (Coggan, 1997; Costill e Hargreaves, 1992) pois se considera que a alta concentração de glicogênio muscular pré-exercício é fundamental para o excelente desempenho (Jentjens e colaboradores, 2001) assegurando assim energia suficiente para a efetuação do treino.

A necessidade de saber mais sobre esse assunto nos instigou a elaborar este trabalho, abrangendo a discussão sobre a relação à influência do carboidrato nos treinos. E partindo desse pressuposto levantou-se a seguinte indagação: Quais os efeitos da dieta rica em carboidrato praticantes do treinamento de força? Qual a influência dessa estratégia nutricional no rendimento de praticantes de treino de força? Qual a relação de uma dieta rica em carboidratos e a hipertrofia muscular? Qual a importância das dietas ricas em carboidratos para a manutenção da glicemia e para um maior armazenamento de glicogênio muscular? Como se dá a importância da suplementação de carboidratos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com