TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da luz na Germinação de Sementes de Phaseolus vugarigaris

Por:   •  11/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A cultura do feijão é objeto de intensa atividade de pesquisa dirigida para obtenção de informações que possibilita a melhor caracterização físico ecológica das diferentes variedades, uma das fases mais importantes da cultura do feijão em condições de campo é precisamente a germinação das sementes.()

A germinação é constituída por um conjunto de processos fisiológicos que resulta no início do desenvolvimento do embrião, originando uma plântula. Podendo ser definida de maneira simples como a retomada do crescimento do embrião após o início da embebição da semente. De acordo com a botânica a germinação finaliza com a protrusão radicular. (SILVA, 2011; MARTINS & LACERDA)

Luz, fototropismo.

Pré-Embebição

Esse relatório tem como objetivo descrever o efeito da luz ou ausência dela na germinação de sementes de Phaseolus vulgaris e como isso pode afetar no crescimento e desenvolvimento de plântulas dessa espécie. Também foi utilizado o processo de pré-embebição de sementes para analisar a influência na velocidade de germinação e crescimento do embrião.

MATERIAIS E MÉTODOS

60 Sementes de feijão

Algodão

Copo descartável.

Duas caixas de papelão.

Para este experimento, foram selecionadas aleatoriamente sementes de feijão comum, classe preto, tipo 1 da Special Alimentos®, com data de validade: 18 de agosto de 2021, fabricado em 18 de janeiro de 2021, lote 6428.

As sementes foram separadas em dois lotes de 30. As sementes do lote 1 foram lavadas em água corrente e levadas à câmara de pré-embebição adaptada com uma panela do tipo cuscuzeira (figura 1), mantidas por 24h em ambiente com 100% de umidade relativa. Após transcorrida a pré-umidificação, as sementes foram adicionadas em 6 copos contendo algodão úmido/embebido em água. Os copos foram numerados de 1 a 6, acomodando 5 sementes em cada.

As sementes do lote 2, lote que não foi levado à câmara de pré-embebição, também foram adicionadas em 6 recipientes, 5 sementes por recipiente, contendo algodão umedecido/embebido em água. Os recipientes foram numerados de 7 a 12.

Após a etapa descrita acima, os recipientes numerados foram alocados da seguinte forma: 3 recipientes do lote 1 (os recipientes 1, 2 3) e 3 recipientes do lote 2 (os recipientes 7, 8 e 9) foram colocados em uma caixa de papelão, a caixa foi tampada e acomodada em um quarto escuro sem janela.A única entrada de luz era a porta que foi fechada, protegendo-a da luz solar, de modo a não permitir que a luz entre em seu interior. 3 recipientes do lote 1 (os recipientes 4, 5 e 6) e 3 recipientes do lote 2 (os recipientes 10, 11 e 12) foram também colocados em uma caixa de papelão,porém a tampa manteve-se aberta em ambiente iluminado durante todo o período de observação do experimento, que durou 10 dias.

Os recipientes foram regados durante os 7 primeiros dias, de forma que o algodão não ficasse encharcado. Os recipientes que ficaram no escuro foram regados com a porta do quarto fechada, mantendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com