TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus Vulgaris L.) COM FILMES BIODEGRADÁVES DESENVOLVIDOS A PARTIR DA MISTURA DE CARBOXIMETILCELULOSE E ALGINATO DE SÓDIO

Por:   •  16/12/2019  •  Ensaio  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus Vulgaris L.)  COM FILMES BIODEGRADÁVES DESENVOLVIDOS A PARTIR DA MISTURA DE CARBOXIMETILCELULOSE E ALGINATO DE SÓDIO

Caroline M., Jandicleide, Rodrigo B.

        

RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus Vulgaris L.)  COM FILMES BIODEGRADÁVES DESENVOLVIDOS A PARTIR DA MISTURA DE CARBOXIMETILCELULOSE E ALGINATO DE SÓDIO

Caroline M., Jandicleide, Rodrigo B.

        Anapolis,2020

Neste será apontado as características e uso da mistura de carboximetilcelulose e alginato de sódio para a peliculização de sementes de feijão. No qual será verificado sua eficiência e aplicabilidade.

Orientador: Regina


Resumo


Introdução

O tratamento de sementes é toda e qualquer pratica em que as mesmas são submetidas à ação ou contato de diferentes produtos, visando objetivos específicos para cada situação (Schoeninger e B. Zingano,2014). Descoberta acidentalmente, em 1670, quando um cargueiro naufragou na costa da Inglaterra e a carga de sementes de trigo foi utilizada pela população costeira. Notou-se uma diminuição dos índices de ferrugem quando comparadas as sementes não expostas a agua do mar. E desde esse acontecimento foram feitos aprimoramentos e pesquisas na área chegando até as técnicas usadas atualmente.

Esses procedimentos são de fundamental importância para a proteção das plantas, no início do desenvolvimento. O acometimento de fungos e pragas na fase de germinação acarretam inúmeros prejuízos. Como forma de prevenção a esses patógenos emprega-se a técnica de peliculização, também é conhecida como film-coating ou película de recobrimento.

O método é basicamente o recobrimento das sementes com uma mistura fina e uniforme, de um filme feito com polímeros e corantes. No caso estudado nesse artigo observaremos a ação do composto carboximetilcelulose; substancia derivada da celulose pela substituição dos grupos -OH por -CH2CO2Na, cosméticos, lamas de perfuração de petróleo etc. Com a adição do alginato de sódio, sal orgânico derivado de carboidrato do tipo fibra, extraído de algas macrocytes, laminaria e ascophilum. Os polímeros ideais não devem ser permeáveis ao vapor de água, porém devem obrigatoriamente permitir a embebição de água pelas sementes e possibilitar no campo a germinação e o desenvolvimento (Trentini et al., 2005).

Esse composto funciona como um adesivo, que dissolvido em agua produz um fluido pulverizável. Quando houver o plantio a película não deve dar oferecer resistência ao radícula, deixando os nutrientes chegarem até a planta.

O uso do corante é apenas por uma questão visual, e para melhorar a visibilidade depois de semado.Algumas empresas utilizam-se das cores para diferenciar tratamentos e cultivares.

Usado em quantidades mínimas e com baixa impacto ambiental. A técnica utilizada para a proteção que melhora o desempenho das estirpe, que são embriões de sementes, e no estágio mais avançado da cultura no campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com