TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao estudo do reino plantar

Por:   •  20/5/2018  •  Artigo  •  5.010 Palavras (21 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 21

Lição nº40

Tema: Introdução ao estudo do reino plantae

- Caracteristicas gerais do reino das plantas.

Fazem parte do reino Plantae, os organismos multicelulares e fotossinteticos capazes de capturar a energia luminosa e de a transformar em energia química.

Há evidências de que as plantas terrestres têm origem de plantas aquáticas (algas verdes). A conquista do ambiente terrestre foi um grande desafio para as plantas, em relação a relativa escassez da água, tanto no solo como na atmosfera. A adaptação das plantas ao ambiente terrestre exigiu o aparecimento de diversas características adaptivas directamente relacionadas a obtenção e economia da àgua. De entre essas, podem-se citar:

  1. O desenvolvimento de rizóides e raízes capazes de penetrar no solo, fixando a planta e absorvendo água e sais minerais.
  2.  O desenvolvimento de tecidos de revestimento, que diminuem a perda de água por evaporação e que são responsáveis por trocas gasosas.

       c) O desenvolvimento de sistemas condutores de seiva (bruta e elaborada), especializados no transporte de água e de saís minerais absorvidos por rizóides ou raízes a todas as partes da  plantas.

        d) O desenvolvimento de novos tipos de reprodução sexuada , em que não houvesse a necessidade de os gâmetas masculinos nadarem em direção ao gâmeta feminino.

        e) O surgimento da parte aérea (caule e folhas), em que ocorre a captação de energia luminosa, utilizada na produção de substâncias orgânicas.

        f ) O aparecimento de tecidos de sustentação, que mantêm a planta erecta.

O reino das plantas divide - se em cinco (5) filos: Filo Phaeophyta, Rhodophyta, Chlorophyta, Bryophyta e filo Traqueophyta.

Lição nº 41

Tema: Caracteristicas gerais e exemplos dos filos Phaeophyta e Rhodophyta

Fazem parte do filo Phaeophyta as Feoficeas ou algas castanhas ou castanho-esverdeadas que têm tamanhos muito variados, desde formas microscópicas a formas que podem atingir 60 metros de comprimento. Podendo encontrar-se presas às rochas ou flutuando à superficie dos mares. A cor castanha é lhes dada pela fucoxantina. Mas além deste pigmento têm também as clorofilas “a” e “c”. Um género bem conhecido nesta divisão é Sargassum, que é particularmente abundante na região do Oceano Atlântíco, o Mar dos Sargaços,que fica entre os Açores e as Bahamas.

 A alga do género Laminaria é constituida por um talo formado por um apreensório de fixação  semelhante a uma raiz e  por lâminas achatadas que lembram folhas.  

O filo Rhodophyta é representado por rodoficeas ou algas vermelhas. A cor das algas vermelhas é devida á ficoeritrina,pigmento que pertence ao grupo das ficobilinas. Estes pigmentos permitem-lhes viver em grandes profundidades onde não é encontrado nenhum outro organismo fotossintético. As ficobilinas retêm as radiações azuis, que são as radiações que penetram mais profundamente na água.

Lição nº 42

Tema: Caracteristicas gerais e exemplos do filo Cloroficeas.

O filo chlorophyta é extremamente variado. Sendo a maior parte das plantas deste filo aquáticas, podem viver também em ambientes terrestres húmidos, como troncos de árvores ou no solo. Entre as algas verdes encontram-se as do género Ulva, conhecidas como alfaces-do mar, as do género Acetabularia, unicelulares, mas com alguns centímetros de comprimento e semelhantes a uma guarda-chuva, e as do género Volvox, microscópicas e que se organizam em colónias.

As Chlorophyta têm especial interesse porque as suas características indicam que elas devem ter sido ancestrais das plantas superiores. Assim, por exemplo, tal como outras plantas:

  • Apresentam clorofilas “a” e “b”.
  • A substância de reserva é o amido.
  •  A maioria apresenta celulose nas paredes celulares.

Tabela 1: Comparação de filos Phaeophyta,Rhodophytae Chlorophyta

Divisões ou filos

Pigmentos fotossintéticos

Natureza da substância de reserva

Parede celular

Habitat

Phaeophyta

Clorofila a e c; carotenóides, incluindo fucoxantina

Laminarina (polissacarídeo)

Matriz de celulose e algina (polissacarídeo)

Mares

Rhodophyta

Clorofila a e d; carotenóides; ficobilina; ficoeritrina; ficocianina

Amido florídeo

(semelhante ao glicogénio)

Celulose; materiaspépticos

Frequentemente nos mares, alguns de àgua doce.

Chlorophyta

Clorofila a e b; carotenóides

Amido

celulose

Frequentemente em águas doces; algumas marinhas.

Lição nº 43

Tema: Importancia das algas Feoficeas, Rodoficeas e Cloroficeas.

Feoficeas: A alga do género Laminaria é comestível e conhecida na colinária japonesa.

As algas castanhas constituem a base da alimentação de muitos animais marinhos. Algumas são procuradas para a extracção de algina, substância muito usada na indústria de doces e sorvetes. A algina tem a capacidade única de regular o comportamento da água numa grande variedade de produtos.

Rodoficeas: As rhodopytas são utilizadas para a extracção do ágar, tendo grande importância económica. Este polissacarídeo é usado para fazer cápsulas gelatinosas, sendo também utilizados como base de cosmetícos e de vários meios de cultura para o crescimento de células.

Cloroficeas: As Chlorophytas têm especial interesse no processo de evolução das plantas. Porque as suas características indicam que elas devem ter sido ancestrais das plantas.

A alga Chlorella, que também faz parte das Chlorophytas, é muito investigada como fonte de alimento humano e de outros animais.Exceptuando a vitamina C,  a Chlorella contém a maioria das vitaminas necessárias à alimentação humana. Alguns países, como Estados Unidos, Alemanha e Japão, cultivam essa alga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com