TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  31/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

UNASP

Aluno(a): Andréa Celestino Nascimento

RA: 034144

Professora: Keila

Assunto: A Língua Brasileira de Sinais  -  Percepção dos profissionais de saúde em relação à Língua Brasileira de Sinais em atendimento aos pacientes com surdez.

  • LIBRAS é um importante instrumento de comunicação na vida do surdo e de especial relevância no que se refere ao gozo de seus direitos como cidadão, especialmente o acesso à saúde. Apesar de extrema importância, a LIBRAS ainda não faz parte da formação dos profissionais de saúde para que seja garantido o nível de fluência necessário para esta comunicação.
  • A grande maioria dos profissionais de saúde, por não serem fluentes ou saberem libras, utilizam como estratégia de comunicação como: gestos, que dificultam o processo de atendimento e socorro imediato, conversa com um familiar ou acompanhante, o que contraria as orientações éticas quanto ao sigilo do paciente.
  • No atendimento médico à pessoa surda torna-se um desafio tanto para o profissional de saúde quanto para a pessoa surda, já que o uso da linguagem verbal não existe e precisa ser substituído por outro mecanismo de comunicação. Além disso, a LIBRAS não possui diversos sinais na área médica, de forma que mesmo com a presença de um intérprete ou familiar fluente neste idioma, parte da mensagem não é passada corretamente, o que resulta em consequências negativas no atendimento ao paciente.
  • O objetivo deste estudo é investigar a percepção de futuros enfermeiros em relação ao conhecimento e uso da LIBRAS em sua futura profissão. 
  • Embora exista uma lei sancionada que oriente a inclusão de libras em alguns cursos, ainda é vago e passa despercebido o conhecimento do uso de LIBRAS para integração do profissional de saúde e o paciente.  
  • Interessante que com tanta tecnologia ainda existe muita dificuldade enfrentadas no ambiente profissional, do enfermeiro no cuidado ao paciente surdo, principalmente quanto às informações prestadas pelo paciente e a compreensão por parte do profissional.

Observação: Seria necessário elaboração de novas diretrizes curriculares essenciais à formação do enfermeiro, do ponto de vista da inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos pacientes surdos e melhoria na perspectiva da surdez em enfermagem. (Conhecimento & Diversidade. set-dez 2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (191 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com