TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DE CONSUMIR NO BRASIL

Por:   •  11/6/2018  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

A NECESSIDADE DE CONSUMIR NO BRASIL

Hoje vivemos em um país que praticamente estamos todos expostos ao consumismo, o comercio eletrônico tem crescido muito no brasil afetando grande parte da população com um enorme impacto. Consumir mais do que realmente precisamos é uma prática feita há anos, mas todos nós sabemos o que realmente precisamos e necessitamos comprar, então porque as pessoas vão nas lojas e compram o desnecessário, será que temos a consciência de que determinada compra poderá afetar o nosso futuro de tal forma que, antes de comprarmos, pensamos e reavaliamos toda a situação familiar definindo as verdadeiras prioridades.

Dois fatores que realmente chamam muita atenção em nosso país são o consumo irregular e ostentação, de certa forma os dois temas estão interligados. As pessoas mais afetados na população são o público jovem, os adolescentes estão muito voltados para o consumismo, afinal qual o motivo para tantos desejos materiais. O uso de marcas e bens eletrônicos para se sentirem parte da turma, uso de determinadas marcas para afirmação social, desejo de ser igual ao outro, carência emocional, consumo de cosméticos por parte das meninas para atenderem ao padrão de beleza ditado pela mídia etc.

Porém não são apenas os jovens afetados, os adultos também tem sua parcela de culpa, principalmente mães e pais de família que deveriam dar o exemplo para os filhos a fazer a coisa certa, já que nosso futuro brevemente estará nas mãos de nossos jovens. Hoje tem várias famílias que abandonaram alguns sonhos apenas para estar na moda e comprar produtos de última geração. Comprar é errado? Claro que não. Errado é você abrir mão de suas prioridades e dos seus sonhos apenas para mostrar e tentar agradar pessoas que nem ao menos te conhecem de verdade. Enquanto as pessoas não entenderem que para serem felizes elas não precisam comprar sempre mais ou ter muito dinheiro, ainda veremos essa situação se repetir. É triste, mas infelizmente essa é a situação do nosso brasil, assim devemos nos orientar não só para nós mesmos, mas para passar um conhecimento correto e coerente para os lideres futuros que são nossos adolescentes, a colaboração de todos e fundamental para que possa atingir o maior público possível, caso contrário os as consequências serão bem graves em um futuro bem próximo, piorando ainda mais a situação de nosso país, tornando-o mais consumista.

 Portanto devemos tomar atitudes e começar a fazer a diferença.  Então temos que consumir mais consciente é pensar em atitudes que parecem pequenas para nós, mas que têm grande impacto. Temos que começar por nós, refletindo sobre o comportamento de compra e investindo dinheiro em produtos mais duráveis e menos descartáveis. Ou seja Consumir localmente, reaproveitar todo o possível, evitar o consumo excessivo, compartilhar e trocar mais, comprar dentro dos nossos bairros e dos produtores locais são atitudes simples, mas que fazem diferença. Pouco a pouco, ajudamos o mundo a se livrar das consequências da produção industrial e do consumismo exagerado, para uma vida produtiva e mais saudável.

Fontes consultadas:

 Livro: Mentes Consumistas, do consumismo a compulsão por compras / Ana Beatriz Barbosa Silva – 1 ed.- São Paulo: globo 2014

https://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/a-ostentacao-por-tras-do-consumismo/

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com