TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição humana

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 2

• Alimentação e nutrientes

A espécie humana é heterotrófica e onívora, ou seja, nossa alimentação é variada, incluindo produtos de origem animal, vegetal etc. Os alimentos ingeridos, para serem assimilados pelas células corporais, precisam primeiramente ser quebrados em componentes menores. Denomina-se nutrição o conjunto de processos que envolvem desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células.

Os tipos e as quantidades de alimento que ingerimos compõem a dieta, que precisa conter carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água, necessários ao bom funcionamento do organismo, O conhecimento das necessidades nutricionais humanas permite compor uma dieta saudável e balanceada.

• Nutrientes essenciais

Nosso organismo consegue sintetizar boa parte das substâncias de que necessita, usando para isso a matéria-prima presente nos alimentos. Entretanto, há substâncias orgânicas de que precisamos e que não conseguimos produzir, como aminoácidos essenciais e vitaminas, que têm de ser obtidos na dieta.

Dos vinte tipos de aminoácidos que compõem as proteínas, nossas células não produzem oito, que são chamados aminoácidos essenciais. São eles: isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano e lisina. Além desses, recém-nascidos também não conseguem produzir histidina. Os aminoácidos essenciais podem ser obtidos a partir da ingestão de certos vegetais, mas sua principal fonte são alimentos de origem animal, como a carne, o leite e os queijos, entre outros.

Crianças desmamadas precocemente, se alimentadas com dietas pobres em aminoácidos essenciais, podem desenvolver um quadro de desnutrição conhecido como kwashiorkor, que se caracteriza pelo grande inchaço no abdome e prejuízos no desenvolvimento do sistema nervoso. Outro problema alimentar é a subnutrição decorrente da ingestão insuficiente de nutrientes. Nesse caso, a pessoa se torna excessivamente magra, com músculos atrofiados, pele frouxa e aparência envelhecida, quadro sintomático conhecido como marasmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com