TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.924 Palavras (28 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 28

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 4º SEMESTRE

CARINE RODRIGUES SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Salvador

2019

CARINE RODRIGUES SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório II – 4º Semestre (150 horas)

Orientador: Miguel Ferreira Junior

Tutor a distância: Juliana Mara Serpeloni

Tutor presencial: Igor Tavares

Polo de Apoio Presencial: Iguatemi I

Salvador

2019


  1. ESTUDO DE ARTIGO

No artigo “Ensino de Ciências: desafios à  formação  de professores”  de André Ferrer Pinto Martins, ele relata os desafios  de  ser  professor de ciências  na atualidade, destacando três ordens de desafios. Na primeira ordem aborda sobre as condições de trabalho e finalidades de ensino. Onde os professores passam por um processo de desvalorização profissonal, com a sociedade que não se espelha mais na profissão como algo fundamental e essencial para o sugimento dos outros profissonais. Como relata no artigo (‘‘e além de dar aulas você não trabalha?’’), frequentemente os professores se deparam com esse tipo de comentário que denigre a sua imagem. Além disso, tem baixa remuneração e muitas vezes não tem registrados em carteiga, sendo pagos horas aulas muito baixas; tendo muitas vezes uma jornada de trabalho extensas, fazendo com que falte tempo para preparo das aulas dimuindo o redimento dela. Ainda, passa pela dificuldade da infratestutura precárias das escolas e falta de material de apoio. Pude acompanhar de perto na escola onde realizei o estágio, o ambiente dispõe de pouco espaço para lazer e conta com estrutura improvisada.

Em relação a finalidades de ensino como retrata o artigo os professores do ensino médio ainda estão de ‘‘mão atadas’’, pois, mesmo com as reformas educacionais os professores ainda tem como objetivo de ensino os exames de vestibular com livros voltados exclusivamento para exame.

Na segunda ordem retrata sobre a formação dos professores que devem ser contínua, pois, não basta somente saber o assuntos mas abordar com metodologia ativas que facilitem o aprendizado em sala de aula. Nas área Didática das Ciências podemos observar que vem sendo construidos um área de conhecimento específicos, deste modo os futuros professores devem conhecer os modelo construtivistas para contribuir no ensino aprendizagem do aluno como as teorias de Piaget e Vygotsky muito utilizadas. Por isso, os professores não devem se restrigir somente a formação da faculdade pois, os contéudos estão sempre em renovação.

Segundo Piaget: "O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas antes de tudo, é aprender a aprender; é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola" (PIAGET, 1977, p. 225).

Enfim, a terceira ordem aborda o saber científico Martins novamente coloca a questão ‘‘ O por que estudar ciências?’’ dando um ênfase na cultura da educação para os vestibulares sendo a provável resposta, com isso se esta colocação mudar teremos sim o verdadeiro sentido de estudar ciências que é voltada para o ‘‘saber ciências’’. Esse saber esta direcionado ao valor social dos alunos estando vinculadas a ciências e a tecnologia, sendo que mesmo com um mundo tecnológico a ciência vem primeiro para depois a tecnologia.

Temos que aceitar que nossa cultura também é científica, por este fato é fundamental para a sociedade para temos cidadões criticos e autônomos, para que possam opinar nos problemas sociais de forma científica, sabemos que não é uma coisa fácil partilhar o saber científico porém, é o papel dos professores de ciências abordar e orientar a sociedade.

Portanto, as três ordem retrata corretamente a rotina de dificuldades enfrentadas pelos professores. Um ponto que conseguir perceber no meu estágio foi a relação da escola e família que contribui muito para o desenvolvimento do aluno outro ponto exposto pelos professores é a infra-estrutura das escolas que muitas vezes não auxilia para uma boa aula. Teve uma situação onde a professora não conseguia entrar na sala de aula por conta do tamanha da sala e as carteiras ocupava todo o espaço. Então, acredito que para uma parcial solução é que os professores possam ter no minimo um bom ambiente para executar seu trabalho, para dar um estímulo maior para continuar.

        

 


  1. ANÁLISE DO TEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Hoje, o Brasil tem uma Base Nacional Comum Curricular a BNCC, que é o fruto de uma determinação legal e tem como objetivo contribuir com o trabalho das escolas e seus professores. A base foi resultada de um longo processo que de luta da sociedade, que visualizou que apesar dos esforços dos professores a educação no país não tinham bons resultados. Pensando nisso foi criada a BNCC, que foi fundamental para unificação do ensino, pois, muitas vezes os livros didáticos viam com conteúdos e exemplos da região sul do Brasil; onde quem mora no nordeste não percebia sua cultura nos livros. Portanto, a Base pode facilitar uma elaboração curricular de norte a sul e de leste a oeste, não um curriculo único mas um conjunto de referências para elaboração curricular.  

A proposta para o Ensino Fundamental é mais complexa, se baseando nas áreas clássicas do currículo ( Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) para o 1° ano ao 9° ano. Expondo competências específicas que devem ser desenvolvidas ao longo dos nove anos, estas articulações podem possibilitar a  articulação horinzontal e vertical ou seja os ensino funtamentais iniciais e finais. Cada compomente curricular apresenta uma habilidade, que estão relacionadas ao objetivos de conhecimentos e sendo organizados em umas unidades temáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com