TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.788 Palavras (16 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 16

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO10

2. desenvolvimento12

2.1 Práticas do Ensino de Ciências no Brasil.....................................................12

2.2 Parâmetros Curriculares Nacionais como é abordado o ensino das Ciências............................................................................................................... 14 2.3Materiais lúdicos e aulas experimentais no ensino de ciências...................16

3. CONCLUSÃO 20

4.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA22


1 INTRODUÇÃO

No Brasil, o ensino das Ciências Naturais, vem passando por diversas modificações. Antigamente era usado basicamente o livro didático como único, exclusivo meio de transmissão de conhecimento. Hoje o ensino cada vez mais  inovador, com a utilização da tecnologia, criando novos espaços de aprendizagem, onde se tem a oportunidade de aperfeiçoar, de experimentar vivências que auxiliam na aprendizagem. MENDES, 2010

Mendes, (2010) afirma que ensinar Ciências para educandos do Ensino Fundamental II é um meio de fazê-las compreender o mundo. A disciplina leva a pensar de maneira lógica e sistemática acerca dos acontecimentos do dia a dia e a solucionar problemas práticos, adaptando-se às mudanças de um mundo em constante processo de evolução científica e tecnológica. Sendo assim, vê-se a necessidade de aproveitar o interesse do discente em levar para sala de aula a ideia que ele tem sobre ciências, buscando alternativas e aparatos para a construção do conhecimento.

Independente da concepção sobre a qual se estrutura o trabalho na instituição, é preciso entender que o discente é um ser pleno de potencialidades e que uma boa proposta pedagógica pode estimular suas capacidades e proporcionar ao educando oportunidades de conhecimento e de desenvolvimento, ampliando as possibilidades de compreensão do mundo que o cerca. Assim, o lúdico, por exemplo, apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana, na idade infantil e na adolescência. Tem finalidade essencialmente pedagógica. O educando e mesmo o jovem se opõem uma resistência à escola e ao ensino porque acima de tudo ela não é lúdica, não é prazerosa. (NEVES, 2005).

Dessa forma, a escola deve propor situações que tenham sentido e significado para o aluno. O professor passa a trabalhar com a resolução de problemas, sendo que não há uma resposta única para eles e que os educandos encontrarão caminhos e soluções individuais.

No que se refere ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental II, são compreendidas algumas dificuldades na concepção deste assunto como: a precária interação dos alunos com a disciplina e a pouca utilização de experiências nas aulas. (Mendes, 2010)

Através do conhecimento sobre ludicidade e análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de ciências, entende-se que é de grande valia a utilização e o embasamento de diversas metodologias, pois leva o educando a estruturar o pensamento lógico, assimilação de conteúdos para utilizar no dia a dia em sociedade, assim como pensar de forma crítica e dinâmica, sendo assim a pesquisadora buscou estudos através de materiais bibliográficos para fundamentar a pesquisa.

O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental II deve acontecer com trocas de conhecimentos entre professores, discutindo suas metodologias para auxiliar na aprendizagem e motivar os alunos a participarem das aulas, assim como assimilar mais rápido e de forma diferente os conteúdos aplicados. Dessa forma, o ensino de Ciências deve contribuir para o desenvolvimento do aluno em todos os campos de sua vida, na sociedade, na escola, dentre outros lugares. (MENDES, 2010)

Mendes (2010) complementa afirmando que o ensino da Ciência, nos dias de hoje tem como objetivo contribuir inteiramente para aproximação do aluno com a natureza e com as questões do cotidiano, sendo de fundamental importância relacionar os seus conteúdos com questões referentes ao modo de vida atual para que o aluno possa exercer sua cidadania auxiliando para que tenha autonomia e responsabilidade.

Acredita-se que o processo de aprendizagem irá realmente acontecer com efetividade se o aluno se envolver na construção do seu saber, onde, opine e interprete as informações que lhes são concedidas.

Esse trabalho tem com objetivos analisar sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino Fundamental II, observando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências – PCN do Ensino Fundamental, a ludicidade e as discussões existentes sobre as aulas experimentais para aprendizagem do educando. Portanto, é necessário refletir sobre o ensino de Ciências no Brasil; identificar a importância atribuída às aulas experimentais para aprendizagem do aluno de acordo com os PCNs; analisar as vantagens da aplicação da ludicidade no ensino de ciências; observar nos Parâmetros Curriculares Nacionais como é abordado o ensino das Ciências.

Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa buscará embasamento teórico nos estudos e discussões sobre o ensino das Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental II

2 ENSINO DA CIÊNCIAS

2.1 Ensino de Ciências no Brasil.

A partir dos anos 1950, as políticas científicas e tecnológicas passaram por um intenso processo de institucionalização, tendo em vista o crescimento e o progresso do país. Um aspecto marcante desse período foi a maneira mecanicista de analisar as interferências da ciência e da tecnologia sobre a sociedade, que deixava de considerar os interesses e hábitos de diferentes atores sociais em suas múltiplas relações, constituindo uma debilidade importante do pensamento dessa época (VACCAREZZA, 1999).

Estudos afirmam que no final dos anos 50 e durante as décadas de 1960 e 1970, a produção científica e tecnológica brasileira esteve quase que exclusivamente sob o domínio do Estado, incluindo aquela gerada nas universidades, predominando em muitos setores uma separação formal entre pesquisa científica e produção tecnológica.

Na Lei Diretrizes e Bases da Educação n. 4.024/61 foi o primeiro documento sobre diretrizes e bases da educação nacional e no Art. 104 previa o seguinte:

... será permitida a organização de cursos ou escolas experimentais, com currículos, métodos e períodos escolares próprios, dependendo o seu funcionamento, para fins de validade legal, da autorização do Conselho Estadual de Educação, autorização do Conselho Estadual de Educação, quando se trata de cursos primários e médios, e do Conselho Federal de Educação, quando se tratar de cursos superiores ou de estabelecimentos de ensino primário e médio sob a jurisdição do governo federal. (Brasil, 1961)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com