TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Onda (Filme)

Artigos Científicos: A Onda (Filme). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira versão do filme A ONDA foi feito para televisão americana em 1981, e regravado na Alemanha em 2008 com cerca de uma hora a mais de duração. Baseado no romance de Todd Strasser, que por sua vez foi baseado integralmente em um incidente real ocorrido em uma escola secundária norte-americana em 1967, em Palo Alto, Califórnia. Mostra como nasce e se propaga a ideologia fascista entre as pessoas.

A temática é a ditadura, a autocracia e o fascismo, ou como em uma sociedade tolerante em relação ao autoritarismo é capaz de emergir uma organização totalitária capaz dominar corações e mentes da maioria, rechaçar e eliminar minorias e dissensos.

O roteiro é inteligente, é uma iniciativa inovadora e perigosa de um professor libertário que deseja demonstrar aos seus alunos como funciona um regime autoritário em sua forma mais total. Diante da dificuldade de se fazer entender e desafiado por alguns dos estudantes que creem ser o autoritarismo algo do passado, ele propõe uma experiência pedagógica arriscada que consiste em reproduzir na sala de aula um pequeno movimento fascista.

Sendo declarado o "líder deste novo movimento", passa a exortar a disciplina, poder e unidade em nome da "comunidade", fazendo valer o poder superior do grupo sobre todas as pessoas. Logo professor e estudantes criam juntos, slogans, uniformes, uma saudação e um símbolo para o seu novo movimento.

Ainda que haja dissidências a maior parte dos estudantes passam a obedecê-lo cegamente e logo a experiência sai de controle com o fanatismo do fascismo se espalhando para além das salas de aula em atos de vandalismos pelas ruas. O professor, ao ser alertado por um dos alunos, percebe que não deixou claros os objetivos do movimento e ao tentar consertar a situação, ocorre uma tragédia.

É um filme excelente e mostra bem quanto o fanatismo é perigoso, mesmo se for uma ideologia bem intencionada sempre tem os radicais que estragam tudo. Instiga uma reflexão sobre de como a transmissão do conhecimento deve ser realizada com cautela e muita coerência, a fim de que o ódio proveniente de questões subjetivas de não atinja o aluno que ainda está num processo de formação intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com