TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme A Onda

Monografias: Resenha Do Filme A Onda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 2

História é importante para que não cometamos os mesmos erros do passado, para que tenhamos a oportunidade de organizar o presente e o futuro de modo mais seguro.

Analisando esta ideia, o estudo dos fatos consumados teria um valor estratégico. Em outras palavras, essa ideia sugere que a análise e a crítica do passado determinam o alcance de um futuro livre dos “erros” que um dia cometemos. Podemos comparar este conceito com a ideia principal do filme A Onda, em que o professor abordando um aspecto do passado da Alemanha, em que uma parcela da população tentava dominar a outra através do uso da força. No momento em que a turma começou a trazer esta ideai para os dias atuais como uma experiência educativa, tudo acabou saindo de controle, e o que havia acontecido no passado e era considerado vergonhoso por muitos, acabou se repetindo, e todos puderam perceber a importância de observar o passado com intuito de não cometer os mesmo erros.

O agente histórico da história é o homem, por que tudo o que ele faz deixa marcas, influência as gerações posteriores, seja através da força, da inteligência, de alguma forma ele acaba transmitindo sua cultura, passa a ser um fator histórico. Podemos comparar isso com a proposta feita pelo professor no filme, em que ele transmitiu a mensagem para um grupo em sala de aula, e a ideia proposta por ele pegou força e os alunos começaram a espalhar na escola, até que praticamente toda a escola havia aderido ao movimento, o professor foi um agente histórico na turma, inspirado por um agente histórico do passado, que comandou o movimento Neo Nazista.

A cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Exatamente o que podemos observar no filme, pois o grupo “A Onda” agia baseado em uma cultura própria, criada por eles, e que começou a se espalhar.

As fontes históricas são documentos, pistas, os vestígios do passado, deixados por indivíduos e sociedades, que nos permitem desvendar seus hábitos, seus costumes e formas de organização. Em relação ao filme podemos dizer que foram utilizados livros, documentários e outros meios para compreender como era dado o regime nazista, e compreende-lo de forma a utilizar aspectos organizacionais da época para criar o grupo “A Onda”.

Fatos históricos são acontecimentos que ficam marcados na história, mesmo após decorrido muito tempo eles continuam sendo relembrados pelas próximas gerações. O principal fato histórico abordado no filme foi o regime Nazista, uma forma de dominação que quando lembrado causava revolta nos alunos que descendiam da raça que provocou essa dominação, mas mesmo assim a maioria não se omitiu com a ideia de repetir o regime, cometendo os mesmo erros do passado, mas em proporções menores e mais isoladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com