TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A Onda

Artigos Científicos: Filme A Onda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Reflexão: Psicologia da Educação

Baseado em uma história real, "A Onda" nos apresenta fatos sólidos de como uma ideologia pode impregnar valores e costumes de pessoas normais.

Em 1967, em Palo Alto Califórnia, o professor de história Ron Jones fez um experimento com seus alunos: ele impôs uma ambientação do nazismo em sua classe, tudo seguia os padrões do partido. O projeto durou uma semana e causou diversos problemas. Anos depois, baseado na história de Jones, o autor Todd Strasser (sob o pseudônimo Morton Rhue), produziu o livro de ficção "A Onda", no qual este filme de Dennis Gansel se baseia. Mas o diretor também tomou suas liberdades poéticas com o tema, adaptando os eventos para dias atuais e transportando tudo para a Alemanha, onde a obra de Strasser é leitura obrigatória nas escolas.

va o aspecto psicológico da turma?

Para refletir

1. Como o docente dirige sua aula?

No filme o professor resolve dar uma aula como um experimento que explica na prática como funciona a ditadura do fascismo.

2. Qual sua opinião sobre a condução desse docente em sala?

Mesmo o professor querendo enfatizar a união, a modelar o comportamento dos estudantes, nos momentos em que estes agem como ele considera adequado em relação ao sistema imposto naquela sala de aula, essas atitudes acabaram tomando outras proporções que se perderam do controle, ele deveria ter avaliado melhor essa experiência ter conduzido de uma maneira que levasse realmente a sala para o lado positivo do que queria ser trabalhado.

3. Por que o professor dá um intervalo de 10min? Esse intervalo estava programado?

Antes do intervalo o professor pergunta aos alunos quais são os aspectos de uma autocracia, e ao pedir exemplos sobre esses tipos de governo os alunos se sentem desconfortáveis ao falar sobre o nazismo e afirmam que tal coisa não voltaria a acontecer na Alemanha. O professor então pede um intervalo de dez minutos e quando os alunos retornam para sala percebem uma nova distribuição das mesas, onde cada aluno tem que sentar ao lado de outro aluno que não estava acostumado (que não necessariamente fazia parte de seu grupo usual)

Acredito que isso não estava programada foi decorrência da aula e o professor queria que os alunos repensassem sobre os assuntos abordados em sala todos em união.

4. Ele fica parado na frente (em pé ou sentado), dando as diretrizes ou tem interação física na sala de aula, caminhando entre os alunos? Fale sobre uma cena onde isso fica bem perceptível.

Logo no começo do filme, o professor explica sobre conduta e disciplina. O professor num tom paternal, mas rigoroso, mostra com qualidades de se levantar e de se sentar numa posição correta,

E os alunos que se levantam e recebem permissão podem falar.

Os Alunos sem perceberem estão iniciando um processo de manipulação.

5. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com