TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme "A Onda"

Trabalho Escolar: Resenha Do Filme "A Onda". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  1.391 Visualizações

Página 1 de 2

Rainer Wegner (o professor protagonista do filme), contrariado, recebe a missão de dar aula sobre autocracia. Devido ao desinteresse dos alunos pelo tema, Rainer propõe um experimento que explique na prática os mecanismos ditadores do fascismo.

A partir do que os alunos já sabem sobre o tema, o professor começa o jogo apontando os requisitos de um sistema autocrático, Rainer inicia a experiência, sendo o líder todos deveriam passar a se referir a ele como Sr. Wegner.

Através de palavras de incentivo e apoio moral, enfatizando a união, o Sr Wegner modela o comportamento dos estudantes, nos momentos em que estes agem como ele considera adequado em relação ao sistema imposto naquela sala de aula, reforçando esses comportamentos.

O reforço positivo ou negativo permite ao professor associar um determinado comportamento a uma emoção que pode ser positiva ou negativa. No caso concreto do reforço positivo, este consiste num estímulo que se segue a uma determinada resposta (comportamento) e aumenta a ocorrência desta resposta.

Muitos jovens se sentem sozinhos e excluídos por não se encaixarem nas normas sociais impostas. Na escola é comum vangloriar o atleta, a menina mais bonita, tirar sarro do magrinho que usa óculos ou de um gordinho que não sabe jogar futebol.

Diante do grupo formado pelo Sr Wegner, os alunos sentiam as diferenças sociais minimizadas pelo uso do uniforme, por haver um único líder, todos se encontravam em um mesmo patamar, e observavam seu poder aumentar à medida que o grupo aumentava e se unia, sendo reforçados positivamente por essa sensação de poder.

É interessante observar que até mesmo alunos que nunca tinham tido amigos durante o Ensino Médio encontram uma razão para frequentar a escola, para conviver com os colegas e se identificam pela primeira vez com eles. Alunos que antes costumavam ser incomodados por outros alunos mais fortes, ou em grupo, agora estavam sendo defendidos pelos seus colegas de classe. É evidente o porquê essa situação reforçava a segurança pessoal dos indivíduos participantes da “A Onda”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com