TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE RADIOLOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI

MARIA GRAZIELE COSTA DO NASCIMENTO

ACARAÚ - CE

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………... 2
  2. DESENVOLVIMENTO ………………………………………………………......… 3

2.1 AÇÕES SÃO NECESSÁRIAS QUANDO OCORRE OU HÁ SUSPEITA DE EXPOSIÇÕES ACIDENTAIS A RADIAÇÕES IONIZANTES ………..………… 3

2.2 TIPOS DE QUEIMADURAS: TECIDOS ACOMETIDOS E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS ASSOCIADAS ……………………………….. 4

2.3 ESTÁGIOS DA INFECÇÃO BACTERIANA …………………..…………….. 6

2.4 MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE CONTATO ACIDENTAL COM A PELE DAS MÃOS E OUTRAS PARTES DO CORPO ... 7

  1. CONCLUSÃO ………………………………………………………………...……. 9

REFERÊNCIAS …………………………………………………..………………. 10

INTRODUÇÃO

A radiação ionizante tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons. Existem as fontes naturais de radiação ionizante, como os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, e as fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, encontradas na geração de energia (usinas nucleares) e nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia). (INCA, 2021)

A exposição no manejo da radiação pode causar diversos sinais e sintomas, tanto agudos, como fraqueza, náuseas, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica, quanto crônicos, como câncer e outros problemas orgânicos. Em relação às queimaduras, caracterizam-se como um dos principais acometimentos dos acidentes com este tipo de material. Estas, variam de acordo com a sua extensão e profundidade e podem causar diversos efeitos deletérios nos organismos do ser humano (INCA, 2021).

Em queimaduras mais graves, há uma grande perda tecidual, perdendo a barreira da pele e facilitando a entrada de microrganismos no organismo humano, Sendo assim, processos infecciosos podem ser uma causa comum de evolução em pacientes queimados, podendo chegar a quadros muito graves, como na disfunção dos órgãos dos indivíduos devido a infecção, caracterizando o quadro de sepse (DE SOUZA et al., 2021).

Sendo assim, é imprescindível a realização dos primeiros socorros a fim de evitar a evolução de todo esse processo. Antes mesmo disso, é importante citar medidas de prevenção para evitar o acontecimento de acidentes por exposição de materiais radioativos ionizantes. Posteriormente, em casos de acidentes com estes, é necessário a realização de ações rápidas e concisas de acordo com cada caso, para que o encaminhamento para um centro especializado seja feito da melhor forma possível (XAVIER, 2006).

Deste modo, o presente relatório tem o objetivo de responder questões chave a partir da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA): “Imagine que você é um profissional da radiologia responsável pela instalação de equipamentos radiológicos. Enquanto você estava realizando a manutenção de um destes equipamentos, você sofreu uma exposição acidental aos raios x devido a um defeito no tubo e em decorrência dessa exposição, acabou sofrendo queimaduras na região dos braços por excesso de radiação ionizante que evoluiu com um processo infeccioso.”

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 AÇÕES NECESSÁRIAS QUANDO OCORRE OU NA SUSPEITA DE EXPOSIÇÕES ACIDENTAIS A RADIAÇÕES IONIZANTES DE ACORDO COM NORMA REGULAMENTADORA

        De acordo com a norma regulamentadora número 32 (NR-32), a definição de acidente está pautada na ocorrência de um evento súbito e inesperado, o qual interfere nas condições normais de operação e que pode trazer danos à propriedade, ao trabalhador ou ao meio ambiente (BRASIL, 2005). Desta forma, levando em consideração um acidente com exposição aos raios x devido a um defeito no tubo, existem algumas indicações que devem ser realizadas. De acordo com a Portaria do Ministério do trabalho n.º 485, de 11 de Novembro de 2005, deverá ser realizada as seguintes ações após a exposição a materiais radioativos:

  1. Leitura dos dosímetros no prazo máximo de 24 horas.
  2. Avaliação clínica, monitoração individual, e a realização de exames complementares, incluindo a dosimetria citogenética, de acordo com a necessidade vista pelo médico.

Contextualizando, os dosímetros são equipamentos utilizados para averiguar o nível de exposição a radiação, utilizados majoritariamente por profissionais que manipulam tais substâncias. A Monitoração individual é o processo de verificação por meio de dosímetros individuais das exposições ocupacionais, tendo a função primária de avaliar a dose no indivíduo monitorado. Além disso, é um mecanismo efetivo para detectar flutuações das condições de trabalho e para fornecer dados úteis para o programa de otimização. Vale ressaltar que os dosímetros individuais devem ser utilizados na região mais exposta do tronco (BRASIL, 2005).

Segundo a Legislação de Proteção Radiológica Trabalhista e Sanitária divulgada pela PRO-RAD, relata-se outras medidas que podem ser realizadas em caso de exposição acidental à radiação, dentre elas:

  1. Em casos de altas doses, é necessário fornecer informações para investigação médica e o devido tratamento
  2. Exposição com dose equivalente acima do limiar, o titular deve encaminhar o indivíduo exposto para acompanhamento médico ou mesmo o aconselhamento de um médico especialista com experiência.

Ademais, após acidentes é imprescindível a realização de medidas preventivas para que não ocorram novos acidentes (PRO-RAD, [s.d.]).

  • Deve-se instalar um botão disparador para que seja difícil efetuar uma exposição acidental.
  • Os equipamentos de proteção individuais recomendados no PPRA e PPR devem ser utilizados por todos os trabalhadores envolvidos na manipulação de materiais radioativos e marcação de fármacos.
  • A monitoração das superfícies de acordo com o PPR deve ser realizada ao término da jornada de trabalho com um monitor de contaminação.
  • A monitoração do corpo inteiro e das extremidades dos trabalhadores que manipulam radiofármacos deve ser realizada sempre que a atividade de trabalho for interrompida.
  • Conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais
  • Promover a realização tanto de campanhas quanto de programas de duração permanente.
  • Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento com todos os detalhes necessários averiguados na ficha de acidente;

2.2 TIPOS DE QUEIMADURAS: TECIDOS ACOMETIDOS E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS ASSOCIADAS

        Primariamente, é importante definir o que é uma queimadura: são lesões que danificam os tecidos corporais, as quais podem ser decorrentes de fontes variadas capazes de produzir calor, podendo acarretar até a morte celular 11. Desta forma, queimaduras na região dos braços por excesso de radiação ionizante como no caso descrito pela SGA pode se tornar um agravo preocupante para a saúde do indivíduo. As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o mecanismo lesivo em lesões térmicas, elétricas e químicas. No caso do indivíduo em questão, trata-se de lesões químicas, mais comuns em ambientes industriais, as quais tendem a ser profundas, tendo em vista que o agente corrosivo continua causando o agravamento da lesão até sua completa remoção (DE SOUZA et al., 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com