TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Phyllomedusa bicolor é um anfíbio da Família Hylidae

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

                                                       

                                             Phyllomedusa bicolor

        A Phyllomedusa bicolor é um anfíbio da Família Hylidae encontrado na Amazônia e conhecido pela sua utilização na medicina tradicional de alguns povos indígenas. Da família das pererecas (Hylidae), apresenta discos adesivos na ponta dos dedos, que utiliza para escalar a vegetação (de hábitos arborícolas). É a maior espécie do gênero, podendo chegar a 11,8 cm de comprimento (comprimento rostro-anal) e também um dos maiores hilídeos da Amazônia.

       Apesar de ser uma perereca, é chamada de sapo pelos povos que vivem nas florestas (indígenas ribeirinhos e extrativistas). Os indígenas da língua Pano (Katukina, Kaxinawá) chamam esse anfíbio de Kambô ou Kampu, assim como também a aplicação de sua secreção (veneno) em seres humanos (É comum ouvirmos no oeste da Amazônia perguntarem: "Você já tomou Kambô?).

     A Phyllomedusa bicolor é encontrada nas florestas e durante os meses de reprodução os machos vocalizam empoleirados em árvores e arbustos em alturas de até 10 metros. Os ovos são colocados sobre a vegetação nas margens de igapós e quando os girinos eclodem, caem no ambiente aquático. A distribuição dessa espécie de anfíbio compreende a Amazônia brasileira e também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.

                                    “ Vacina do sapo” – Kambô

     Essa vacina é produzida por Indígenas de algumas etnias (Katukina, Kaxinawá) que retiram a secreção de coloração branca que esse anfíbio anuro exala ao ser molestado e a conservam em palhetas de madeira para depois realizarem a aplicação da "vacina-do-sapo". Esse veneno da Phyllomedusa bicolor é rico em peptídeos e o animal utiliza como mecanismo de defesa, uma vez que vários predadores podem morrer ou então ter uma experiência desagradável ao tentar ingerir esse anfíbio.

                                      Quais os benefícios da vacina?

         Afirmam que cura colesterol, câncer, diabetes, limpeza do sangue da pele doenças infecciosas fortalecimento do sistema imunológico, etc.

                               

                               

                         Quais os efeitos colaterais da vacina?

     O efeito da vacina do sapo é curto, porém muito forte: ”uma forte onda de calor, que sobe pelo corpo até a cabeça. A dilatação dos vasos sanguíneos parece provocar uma circulação mais veloz do sangue, deixando o rosto vermelho e, seguida fica pálido, a pressão baixa, podendo provocar náuseas, vomito e/ou diarréia.

                                  Como a vacina é aplicada?

     É usado um pedaço de cipó incandescente para queimar a pele da pessoa e depois aplicar a secreção extraída da Phyllomedusa bicolor, assim penetrando na corrente sanguínea, originando seus efeitos.

                                Os índio utilizam a vacina para que?

    Eles acreditam em poderes mágicos, tomando a vacina os homens se tornam caçadores abeis e as mulheres ganham destreza para o artesanato .

                                Ocorre risco de morte?

     Os pesquisadores afirmam que ainda estão estudando a vacina, porém alegam certo risco de morte.

     Aconteceu apenas uma morte confirmada em 2008 na cidade de Pindamonhangaba/SP.

    Ocorreu que após ter sido injetado a vacina por um comerciante, que trouxe a palheta do Acre, teve os batimentos cardíacos acelerados e faleceu no local antes de chegar a ajuda médica.

                          Qual a posição da ANVISA em relação a vacina?

      A ANVISA afirma   que não  apenas o comércio, mas o uso terapêutico  de uma substância sem registro oficial é proibida. E a legislação sanitária aplica que nenhum  insumo que você não tenha conhecimento da procedência , que não tenha nenhuma garantia da eficácia terapêutica a recomendação  e que não seja utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com