TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição por elementos radioativos

Por:   •  28/11/2017  •  Abstract  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Trabalho de Biologia

Poluição por elementos radioativos

Prof: Suzana Botrel

  • Alunos: Alejandra Samara, Felipe Oliveira, Pedro Julio e Thiago Vinicius
  • Série: 3anoº      
  • Data de entrega: 27/09/17

Belo Horizonte 2017.

Índice

Introdução

O que é poluição radioativa?

Origens da poluição radioativa

Principais elementos radioativos

Consequências da poluição radioativa

Prevenção, controle e segurança

As possíveis soluções

Chernobyl

Imagens

Bibliografia

Introdução

   Neste trabalho dissertaremos sobre a poluição por meio do lixo radioativo. Além de conceituar o que é lixo radioativo falaremos também sobre suas origens, seus efeitos, como ela acontece, formas de prevenção e possíveis soluções. Como curiosidade teremos o acidente da usina nuclear de Chernobyl e algumas imagens.

         

O que é poluição radioativa

  A poluição radioativa (ou nuclear) é a poluição gerada pela radiação (materiais radioativos). A radiação é a propagação da energia por ondas eletromagnéticas e a radioatividade determina os núcleos instáveis dos átomos de alguns elementos químicos, os quais são capazes de gerar a radiação. Ela existe em níveis naturais, porém, em excesso, pode causar males como leucemia, câncer, perda de cabelo, dentre outros.

   A Poluição Radioativa é considerada o pior tipo de poluição, posto que é a mais perigosa para o planeta. Um bom exemplo de poluição radioativa são as bombas nucleares sendo o principal componente combustível o urânio.  Alguns dos acidentes nucleares mais conhecidos é o Acidente de Chernobyl, ocorrido em 1996, na Ucrânia e temos também as bombas atômicas que atingiram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki durante a segunda guerra mundial. Todos trouxeram consequências negativas para a humanidade além de alertar o mundo sobre a poluição mais terrível do mundo.

   Não existe processo de limpeza para a contaminação por radiação: uma vez contaminado, não existe nenhum meio de livrar-se dela. No entanto, os elementos radioativos quando são bem manipulados, com todo o conhecimento e segurança possíveis, podem ser muito úteis ao homem.

Origens da poluição radioativa

   Uma das primeiras fontes dessa forma de poluição foram as explosões nucleares, que lançam substâncias radioativas no ambiente. A busca de novas fontes de energia levou o homem a construir usinas nucleares, visando aproveitar essa energia, utilizada para fabricar a bomba atômica, inicialmente para fins pacíficos. Surgiram então novas fontes como a água usada na refrigeração dos reatores que pode apresentar ligeira radioatividade ao ser devolvida ao ambiente.Temos também o problema de armazenamento dos resíduos radiativos produzidos, o lixo atômico, e, apesar de toda a segurança que deve existir nesse tipo de usina, existe a possibilidade de ocorrerem acidentes como o vazamento de material radiativo.

   Mas, a origem da poluição radioativa não é apenas a usina nuclear, onde se gera energia por meio de fissão radioativa. Este tipo de poluição também pode ocorrer através de agentes “bacteriológicos”, como nos casos em que os adubos são mal acondicionados; ou por causa de esgotos não tratados, gerando bactérias e vírus.

    A poluição radioativa também pode vir através de agentes químicos que contaminam o solo, como detergentes não biodegradáveis, inseticidas caseiros e outros produtos. Os testes nucleares executados na estratosfera, o uso de raios X e de mostradores luminosos em relógios e outros instrumentos que usam tinta com pequena quantidade de material radioativo, e mesmo a televisão em cores, contribuem para aumentar a taxa de radiação no ambiente.

        

Principais elementos radioativos

  As substâncias radioativas emitem nêutrons, partículas alfa e beta, raios gama e outras formas de radiação que podem causar uma série de doenças ao organismo do ser humano e dos demais animais.

  Maioria das substâncias radioativas produzidas nas usinas e que derivam das explosões nucleares têm uma duração longa. Uma vez jogadas no ambiente, seus efeitos permanecem na atmosfera até que a substância se desintegre, transformando-se em outra substância estável.

  Em meio aos principais elementos radiativos encontramos o iodo 131, o plutônio 239, o estrôncio 90, o urânio e o cobalto. O estrôncio 90 é um dos mais perigosos. É um elemento radioativo metabolizado pelo organismo de forma parecida ao cálcio. O estrôncio 90 pode ser obtido pelo consumo de leite e ovos contaminados,se hospeda nos ossos e a sua radioatividade pode alterar a produção de células sanguíneas pela medula óssea, podendo levar o indivíduo a uma forte anemia ou até mesmo à leucemia.

  O iodo radioativo (l129; l131) é também perigoso, alojando-se especialmente na tireoide, reduzindo a atividade desta glândula e podendo levar ao câncer. Após o vazamento da usina nuclear de Chernobyl (Ucrânia), o consumo de leite natural e de determinados legumes foi proibido, não apenas na região diretamente afetada, mas em áreas vizinhas, como a Itália e Polônia. Atualmente, as usinas tem sido mais controladas e cuidadas, sendo que vazamentos e outros problemas acontecem apenas em casos extremos, como nos tsunamis no Japão.

        

Consequências da Poluição Radioativa

   A radioatividade tem sido útil para o homem, de forma que alguns átomos dos elementos químicos são utilizados para a cura de doenças, por exemplo, nos casos de câncer (radioterapia) e no uso dos raios X. Também são benefícios da energia radioativa a conservação de alimentos e eliminação de insetos e de bactérias, e a utilização no desenvolvimento de indústrias e pesquisas na área.

   Mas, também são uma das mais perigosas formas de poluição do planeta. Por sua vez, os efeitos radioativos nos seres humanos podem trazer consequências malignas como o desenvolvimento de deficiências, mutações gênicas e diversas patologias, uma vez que essa energia produz elementos tóxicos para nosso organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (267.2 Kb)   docx (919 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com