TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meia Vida De Um Elemento Radioativo

Trabalho Universitário: Meia Vida De Um Elemento Radioativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração.

À medida que os elementos radioativos vão se desintegrando, no decorrer do tempo, a sua quantidade e atividade vão reduzindo e, por consequência, a quantidade de energia emitida por ele, em razão da radioatividade, também é reduzida.

Uma característica interessante dos elementos radioativos é que em virtude da desintegração que eles sofrem, a massa que eles possuem é reduzida; nos períodos de semidesintegração, a massa é reduzida pela metade, deixando ainda a outra metade por se desintegrar, que também passará pelo período de semidesintegração e assim sucessivamente. E este processo vai acontecendo repetidamente de tal forma que a massa é reduzida, mas nunca chega a ser zero.

Cada elemento químico tem um tempo correto para se desintegrar, ou seja, um período ao qual ele deverá ter sua massa reduzida.

Quando dizemos que essa redução da massa de um elemento caiu pela metade, chamamos o tempo necessário que ele gastou de período de meia vida, ou seja, ao tempo gasto por um elemento, para que ele tenha sua massa reduzida pela metade damos o nome de período de meia vida deste elemento que pode ser calculado da seguinte forma:

t = X . P

Onde:

t = tempo de decaimento;

X = número de períodos de meia vida;

P = Período de meia vida;

Por exemplo, se tomarmos hoje (2008) um elemento A de massa 100 kg, sendo seu período de meia vida de 80 anos, terá sua massa igual a 50 kg no ano de 2088! Ou seja, daqui a oitenta anos. No ano de 2168 sua massa será de 25 kg e assim por diante.

Para se ter uma idéia de alguns elementos temos o carbono-14 que tem período de meia vida igual a 5730 anos, e o Urânio-238 tem período de meia vida igual a 5 bilhões de anos, o que alguns cientistas dizem ser a idade média doplaneta Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com