TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 14

1 Queimadura

Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. (KNOBEL, 2006). Ainda para o autor, estes agentes podem ser classificados em térmicos, elétricos e químicos. Ele também afirma que esta lesão age no tecido ocasionando uma destruição parcial ou total da pele, podendo inclusive avançar para camadas mais profundas, como tecido subcutâneo, músculos tendões e ossos.

Considerando que a pele é um tecido complexo e das mais diversas funções, podemos afirmar que grandes traumas neste tecido, como queimaduras, causam desequilíbrios osmóticos, cicatrizações hipertróficas, infecções e até mesmo a morte.

[pic 1]

:

Dificuldades com a regeneração e cicatrização da pele, ao decorrer de queimaduras, são situações habituais podendo ocasionar deformações e dano a sua função. Assim, existem pesquisas que englobam novas estratégias para o tratamento de regeneração da pele, buscando alcançar cada vez a funcionalidade da pele e suas características íntegras e morfológicas.

A pele integra reveste o corpo humano protegendo contra agressões externas como fungos, bactérias e também fatores ambientais (VIDAL, 2006).

A queimadura encontrar-se dentre os traumas mais graves, uma vez que, além das dificuldades físicas que podem levar o paciente à morte, podendo também ocasionar vários outros problemas de distintos ambitos para o paciente de ordem psicológica e social.

No Brasil, os dados estatísticos a respeito de detrimentos por queimaduras não são facilmente encontrados podendo afirmar que são dados insignificantes. Porém são dados importantes para que se consiga ter uma ideia da magnitude do problema e para que se obtenha um possível mapeamento das características das pessoas mais atingidas e as conjunturas nas quais as queimaduras acontecem, assim sendo possível criar programas de prevenção.

Assim, buscamos um artigo qual trouxessem dados sobre a temática, foi encontrado um estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas, qual travou umapesquisa através de levantamento dos registros em prontuário de pacientes internados na unidade no período de novembro de 1991 a dezembro de 1993, na unidade de queimados, qual traz um espaço com dez leitos, com atendimento em adultos e crianças oriundos, principalmente, da região do interior do estado de São Paulo.

Foram usados na pesquisa 138 prontuários, nos quais, constatou - se informações como, idade, sexo, área corporal atingida pela queimadura, profundidade, extensão da queimadura.

Dos dados colhidos, podemos perceber que do total de 138 pacientes atendidos pela unidade no período do estudo, 69 (50%) tinham entre 0 e 11 anos. Dentre todos os pacientes pediátricos, os meninos entre 7 e 11 anos foram os mais atingidos (67%). Sendo possível perceber em sua totalidade, vítimas de queimaduras por acidentes domésticos, causadas por agente térmico, sendo a água fervente o agente responsável por 33% dos acidentes, atingindo principalmente as crianças menores de 3 anos, como podemos perceber no gráfico abaixo.

 

[pic 2]

 

 

Já quando o assunto trata de pessoas maiores temos uma grande parte dos pacientes vítimas de acidentes de trabalho, ou domésticos nos quais, apresentaram queimaduras de segundo e terceiro graus, sendo que 52% foram atingidos em 20 a 40% da superfície corporal. As áreas atingidas foram principalmente o tórax anterior e posterior e os membros superiores.

[pic 3]

Os pacientes adultos do sexo feminino queimaram-se em situações domésticas (67%) e tentativas de suicídio (33%). Os acidentes domésticos com pacientes adultos do sexo feminino ocorreram principalmente na cozinha, envolvendo a utilização de fogões com panelas mal adaptadas e a realização de frituras.

Já no caso dos pacientes adultos do sexo masculino sofreram queimaduras em situações que envolveram, principalmente, o trabalho. Essas pessoas, com idades entre 20 e 39 anos, representam um grupo que se encontra no período mais produtivo da vida. Países como Irlanda, Austrália e Índia, embora com características econômicas e culturais distintas, apresentaram resultados semelhantes.

Visto, o perfil dos pacientes, ressaltamos a apreensão do ser humano com sua estética após um acidente por queimadura é de extrema importância podendo afetar seu psicológico influenciando o tratamento e reabilitação. (ERAZO, 2006).

O tratamento de um paciente queimado inclui vários métodos, dependendo da extensão e da gravidade das queimaduras, atendimento de emergência, alívio da dor, debridamento e enxertia entre outros, sendo que, uma equipe multiprofissional, com Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Psicólogos e Terapeuta ocupacional são imprescindíveis para a recuperação do paciente.

  1. Tratamento médico do paciente com queimadura

O tratamento deve ser delineado considerando a amplitude e profundidade da queimadura, assim como a área de plano corporal total é muito grande o risco de morte e complicações aumenta.

No tratamento imediato é necessário que ele seja orientado como um todo, atendendo à correção das alterações locais e gerais manifestadas no paciente queimado, bem como a prevenção destas mesmas alterações.

Certas alterações devem ter prioridade de tratamento, em razão do risco de vida imediato que elas condicionam. Todavia, deve-se ter sempre em mente a grande interdependência das alterações apresentadas pelo queimado, de forma que o atendimento de qualquer uma delas resulte sempre em benefício das demais (RUSSO, 1976).

É comum frente a um grande queimado, procurar corrigir de início as alterações gerais, mormente o estado de choque, relegando a plano secundário os cuidados locais (RUSSO, 1976).

Contudo, se esses cuidados locais forem aplicados concomitantemente com a terapêutica de correção do estado de choque, os benefícios para o doente serão maiores, pois são as manifestações do local queimado as diretamente responsáveis pelo desarranjo da dinâmica circulatória, que caracteriza o estado de choque (RUSSO, 1976).

A formulação de um plano de controle inicial para todos os tipos de queimaduras deve ser visto pela ótica de: estrutura e funções fisiológicas da pele, definições relacionadas à extensão e profundidade das queimaduras, classificação das queimaduras, avaliação inicial e procedimentos de estabilização.

  1. Exame básico (ATLS)

Em uma pesquisa rápida no site Wikipédia temos a definição do programa, trazendo que o Suporte Avançado de Vida no Trauma, traduzindo do inglês Advanced Trauma Life Support (ATLS), é um programa de treinamento para médicos para o manejo de casos de trauma físico agudo, desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões. O programa já foi adotado mundialmente em mais de 40 países,  às vezes sob o nome de Early Management of Severe Trauma (EMST), especialmente fora da América do Norte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (250.4 Kb)   docx (359 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com