TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESUMO EVOLUÇÃO

Por:   •  3/12/2018  •  Abstract  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO EVOLUÇÃO

DISCENTE: LUCAS PAULO

MOSSORÓ/RN

2016

EVOLUÇÃO

Desde o começo dos tempos o homem busca responder inúmeras perguntas, dentre elas de onde viemos é uma das mais comuns e abrasou com grande veemência a criatividade de muitos tanto na antiguidade como atualmente. E nesse abrasamento de ideias surgiram várias teorias as quais tentaram responder está questão.

Dentre as mais antigas temos o Fixismo que não chega a ser uma teoria científica, pois não há argumentos sólidos. Embora não seja uma teoria científica é hoje uma das mais conhecidas e defendidas pelo mundo todo. Essa teoria nos diz que Deus criou tudo que há incluindo a vida e assim portando os homens e animais, sendo que tais como ele criou permanecerão para todo o sempre, nesta teoria as espécies não evoluem.

Mas esta não foi a única teoria criada cerca de dois séculos atrás o biólogo Francês Lamarck criou uma das teorias evolucionistas mais conhecidas nos dias de hoje. Diferentemente do Fixismo o Lamarquismo defendia a evolução inclusive foi a primeira a propor uma teoria sistemática da evolução, mas o que caracteriza esta teoria é o fato de Lamarck afirmar que o meio induz ao indivíduo a necessidade de mudar (evoluir) e suas duas leis que foram a do uso e desuso a qual diz que um órgão muito utilizado se desenvolve e o que não é utilizado atrofia e por último a lei da transmissão de caracteres desenvolvidos que diz que a característica do membro muito utilizado ou pouco será transmitido aos filhos que adquirirão tais características.

Contudo mesmo sendo o pioneiro nessa área Lamarck cometeu equívocos em sua teoria, equívocos estes que o famoso naturalista Charles Darwin não viria a cometer em sua famosa teoria da evolução por seleção natural, diferentemente de Lamarck Darwin dizia que o meio seleciona dentre as espécies os organismos mais bem adaptados, ou seja, os que possuem características que os faziam ter vantagem sobre os que não a possuíam seja um pescoço maior, a cor, um dente afiado, ou qualquer diferença que torne sua sobrevivência mais provável.

Ainda assim Darwin não achou todas as respostas tendo em vista que na época a genética ainda não havia sido desenvolvida ele não sabia o que gerava a diversidade de características dentro de uma mesma espécie. Todavia com o surgimento da genética e da bioquímica foi complementada a teoria da evolução de Darwin, e constatado que a origem dessa diversidade eram as mutações gênicas, dando origem a teoria mais aceita pelo meio científico a teoria sintética da evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com