TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Respiração Celular

Por:   •  3/8/2018  •  Seminário  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Respiração é um processo bioquímico que ocorre dentro das células. E tem como objetivo a produção de ATP (energia).  

Essa respiração se divide em três etapas, denominadas: Clicólise, Ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa.

Vamos pensar assim. Todo dia você come, muitos alimentos no nosso corpo são transformados em glicose. Nela, será obtido energia, por meio da oxidação. (retirar energia)

Vamos quebrar a molécula da glicose, extraindo elétrons e hidrogênio, para no final, formar atp. Durante a respiração celular, é liberado gás carbônico, água e produzido ATP.

Para produzir o atp, é necessário gás carbônico e elétrons, pra isso, é necessário 2 caminhões transportadores. O NADH  e o FADH. Então quando eu falar um desses nomes, pensem que são 2 caminhoneiros que trabalham para a empresa que captura elétrons e hidrogênios para a formação de atp.

A organela responsável pela respiração celular é a Mitocôndria. Ela possui 2 membranas e tem uma membrana interna, chamada de crista mitocondrial. Dentro dela, há um liquido chamado de matriz. .

Então, nas duas primeiras fases, eu pego a glicose, a quebro, absorvendo os elétrons e hidrogênio pelo nadh e fadh, eles vão levar a última fase, que é a mais importante. A cadeia respiratória, onde ocorre a maior formação de atp.

-oxidação parcial da glicólise.

A glicólise é bem complexa, com 10 etapas, onde cada uma possui muitas etapas, o que deixaria a aula bem longa.  Ela é anaeróbica, sem ar, por isso ela ocorre no citosol ou hialoplasma. Nela ocorre a oxidação parcial da glicose. é pego uma molécula da glicose e quebrada em duas. O chamado ACIDO PIRUVICO OU PIRUVATO. A formula da glicose é C6H12O6. Com a quebra das duas moléculas cada molécula recebe 3 carbonos, 3 oxigênios, porem, fica com 4 hidrogênios, Porque ela PERDE hidrogênio, para que o nadh capturem. E o objetivo ao oxidar a glicose, é justamente perder esses hidrogênios pra produção de atp. Porem, cada nadh só captura 2 hidrogênios e 2 elétrons, então eu preciso de 2 nad+. Por fim, foram produzidos 4 atps , 2 FORAM CONSUMIDOS, LOGO, SOBRARAM 2 ATPS.

Ciclo de Krebs

É a segunda fase da respiração celular. Mas antes de que ela aconteça, acontece a oxidação, do piruvato, que se transforma em acetil coa. (c2h30-s-CoA), que é quem vai participar do ciclo de Krebs. O piruvato que tem a formula C3H4O3, sofre uma descarboxilação, que é a perda de gás carbônico. Cada molécula de piruvato perde um gás carbônico, como na respiração celular, cada molécula de glicose perde 6 moléculas de gás carbono perde 6 piruvatos, então ainda restam 4. Ele perde gás carbônico de um piruvato, e gás carbônico de outro piruvato (co2-co2). Se eu perco um gás carbônico, eu perco co2, então eu perco um gás carbônico e 2 oxigênios, ficando c2h4o, o chamado acetil. Agora sim, essa molécula sofre uma oxidação. Como já foi falado, cada vez que uma molécula sofre oxidação, ela perde hidrogênios e elétrons, e o nad os captura. Porem, ela ainda não entra no ciclo de Krebs, só entra na coenzima A, aí sim, ela entra, quando for acetil-Coenzima A ou acetil-coa. (C2H3O-S-CoA). Agora, finalmente entra no ciclo de Krebs.

O ciclo de Krebs, tem varias etapas e processos, então essa é uma versão resumida.  

Vai chegar na matriz da MITOCONDRIA o acetil-coA com 2 carbonos, eu quero quebrar esses 2 carbonos, mas eu só consigo quebrar se ter mais 4 carbonos, pra isso me uno com o oxaloacetato. Desenvolvendo uma formula chamada de ACIDO CITRICO, por isso, o ciclo de Krebs, também pode ser chamado de ciclo do acido cítrico. Na forma de acido cítrico, as enzimas conseguem quebrar os carbonos. Porque se chama ciclo? Porque eu tenho 2         que se junta com 4, tornando 6, formando o acido cítrico, quebra os 2, volta a ser o oxaloacitato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com