TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Respiração Celular

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

Respiração celular

 Sempre que ingerimos carboidratos ele é digerido no nosso corpo e absorvido na forma de glicose, é a glicose que vai dá energia para nosso corpo realizar as atividades do nosso dia, através da respiração celular, a respiração celular é dividida em três etapas, glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

 A glicólise acontece no citoplasma, na primeira reação da glicólise a glicose vai ser catalisada pela enzima hexocinase, essa reação vai envolver a quebra de um ATP e a produção da glicose 6- fosfato, a glicose ganham fosfato que vai impedir que ela saia da célula. Na segunda reação a glicose 6-fosfato vai ser convertida em frutose 6-fosfato pela enzima fosfoglicose isomerase. Na terceira reação é aonde ocorre o gasto do segundo ATP da glicólise, a frutose 6-fosfato vai ser transformada em frutose 1,6-bifosfato, pois ganhará mais um fosfato, que vem do segundo ATP. Na quarta reação a frutose 1,6-bifosfato é partido ao meio pela aldolase, e resulta em uma molécula de Di-hidroxiacetona fosfato e outra de gliceraldeído 3-fosfato, a molécula de Di-hidroxiacetona é convertida em em outra molécula de gliceraldeído 3-fosfato. Como depois da quarta reação restou dois gliceraldeído 3-fosfato, todas as outras reações acontecerão duas vezes. O gliceraldeído 3-fosfato vai ser convertido em 1,3-bifosfoglicerato, nessa reação é produzido NADH e está entrando um fosfato inorgânico na molécula de 1,3-bifosfoglicerato. O 1,3-difosfoglicerato vai sofrer uma reação e ser convertido em 3-fosfoglicerato isso ocorre pela enzima fosfoglicerato cinase, ela transfere o fosfato que está no carbono um do 1,3-bifosfoglicerato para o ADP que vai ser transformar em ATP. A enzima fosfoglicerato mutase vai transferir o fosfato que está no carbono três para o carbono dois do 3-fosfoglicerato que passará a ser o 2-fosfoglicerato. Depois a célula pega o 2-fosfoglicerato e retira uma molécula de H2O produzindo uma molécula de fosfoenolpiruvato, fosfato sairá do fosfoenolpiruvato e vai para o ADP que vai se converter em ATP e o fosfoenolpiruvato vai se transformar em piruvato. Na glicólise foi produzido 2 piruvatos com 3 carbonos cada.

 Antes de começar o ciclo de Krebs o piruvato perde um CO2 e se juntar com a coenzima A e forma o Acetilcoenzima A, durante essa reação é liberado elétrons ricos em energia, o NAD+ captura esses elétrons e se transforma em NADH.  O acetil-COA vai entrar no ciclo de Krebs, esse acetil-COA possui 2 carbonos, ele solta a COA e se uni com o Oxalacetato que possui 4 carbonos e essa união forma uma molécula chamada de Citrato, que vai ficar com 6 carbonos. O citrato vai se converter em aconitase e perder H2O, depois vai voltar esse H2O e se transformar em Isocitrato, o Isocitrato vai se transformar em Alfa-cetoglutarato e nessa transformação vai  perder um carbono na forma de CO2 e liberar elétrons, o NAD+ vai capturar esses elétrons e se transformar em NADH. O Alfa-cetaglutarato vai liberar CO2 e vai se unir com a coenzima A, formando o succinil COA e essa transformação vai liberar elétrons que serão absorvidos por NAD+ que formara NADH. O succinil COA vai liberar a coenzima A e se transformar em succinato, e essa saída da coenzima A vai tornar possível pegar um fosfato inorgânico e unir ao GDP, formando a molécula de DTP, o GTP perde um fosfato e volta a ser GDP e esse fosfato é passado pro ADP que se converte em ATP. O succinato vai se transformar em fumarato, nessa reação um FAD receberar hidrogênios e elétrons e será convertido em FADH2.  O fumarato será convertido em malato, nessa transformação ocorre a entrada de uma molécula de H2O. a última transformação vai restaurar o oxalacetato, nessa reação haverá mais uma formação de NADH + que irá para cadeia respiratória e o oxalacetato foi restaurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com