TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia genética contra leucemia

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Terapia genética contra leucemia está sendo testada. O artigo foi publicado na revista Nature Medicine dando os resultados obtidos da pesquisa.

Professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, professor doutor Vanderson Geraldo Rocha.

As células do câncer escapam do sistema imunológico organismo. Na leucemia (células da medula óssea se proliferam de forma desordenada), os blastos têm marcadores que escapam do sistema imune. Para que as células do sist. Imune fiquem mais ativas, elas são modificadas geneticamente. Essa terapia é aplicada apenas para leucemia linfoblástica.

Os pacientes submetidos a essa terapia são os que já foram submetidos tratamentos prévios e não obtiveram respostas. A primeira opção de tratamento é sempre a quimioterapia, após isso transplante medula óssea, em último caso: novas terapias, assim como a genética.

Nessa terapia é realizada a retirada dos linfócitos T do paciente e modificados geneticamente, armando os linfócitos T, ficando mais potentes para o combate das células do tumor e atacando as cels cancerosas.

Essa terapia ainda não está sendo realizada no Brasil e nem em outro país da América Latina, pois é uma terapia muito cara, precisando de muito investimento financeiro na área. Esse estudo está sendo feito nos EUA, os pacientes são colocados em protocolos de pesquisa, em que não se existe mais possibilidade de tratamentos conhecidos e a família autoriza os experimentos.

Os resultados obtidos nos EUA: 70% dos pacientes viram o tumor desaparecer; por mais avançado que seja o recurso, depende da capacidade de resposta do organismo, variando de pessoa para pessoa, não tendo como prever se dará certo tal terapia.

Referencia:

https://jornal.usp.br/atualidades/terapia-genetica-dos-eua-trata-pacientes-com-leucemia-aguda/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com