TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viagem De Charles Darwin Ao Brasil

Casos: A Viagem De Charles Darwin Ao Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

CHARLES DARWIN NO BRASIL - Após 176 anos da passagem do navio inglês HMS Beagle pelo Brasil, um grupo de pesquisadores brasileiros busca as "pegadas" deixadas no país por seu passageiro mais ilustre :o naturalista Charles Robert Darwin (1809 -1882).

O então estudante de 22 anos de Cambridge embarcou no navio da Marinha Britânica em 1831 , acompanhando uma expedição cujo objetivo era dar uma volta ao mundo e identificar rotas de navegação .

O primeiro local onde ele se deparou com a intensidade e diversidade da natureza tropical foi o Brasi .O nosso palco foi privilegiado na construção de uma teoria que é uma

das mais importantes da cultura humana", afirmou o diretor do Departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia do Ministério , Ildeu Moreira .

No dia 6 de abril , ele escreveu:"Nunca é muito agradável submeter-se à insolência de homens de escritório , mas aos brasileiros , que são tão desprezíveis mentalmente quanto são miseráveis as suas pessoas , é quase intolerável. Contudo ,a perspectiva de florestas selvagens zeladas por lindas aves , macacos e preguiças , lagos , roedores e aligatores fará um naturalista lamber o pó até a sola dos pés de um brasileiro ".

Durante a viagem , Darwin relata com horror as condições a que os escravos eram submetidos .Relata o caso em que um dono de fazenda , em razão de uma briga ."."estava prestes a tirar todas as mulheres e crianças da companhia dos homens e vendê-las separadamente num leilão ''. ''Não creio que tivessse ocorrido ao proprietário a idéia de desumanidade de separar trinta famílias ".

A busca pelas marcas de Darwin no Brasi faz parte das comemorações , no ano que vem , de 200 anos de seu nascimento e de 150 anos da publicação do livro que marcou a ciência.

Charles Darwin visitou Abrolhos, Rio de Janeiro e Bahia no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com