TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charles Darwin

Exames: Charles Darwin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 4

Charles Darwin - Teoria da Evolução

Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês e criador da teoria da evolução natural. Segundo o cientista, o processo acontecia através da seleção natural.

O mesmo propôs, em 1859, que as espécies evoluem por seleção natural, o que é aceito até hoje como parte da atual teoria evolutiva.

Darwin observou que os indivíduos de uma população não são idênticos entre si e que há luta pela vida com sobrevivência dos mais aptos. Isso mantém o número de indivíduos de uma população mais ou menos constante. Essa luta pela vida significa disputa por vários recursos do meio, vencendo os indivíduos com adaptações mais vantajosas. Estes têm, portanto, mais chances de sobreviver e de se reproduzir, passando aos descendentes essas características. Ao longo do tempo, essa população vai se modificando, ou seja, vai evoluindo por seleção natural. O meio ambiente atua como um agente que seleciona as formas com características mais vantajosas.

As ideias de Darwin foram formuladas com base em muitas observações da natureza, realizadas principalmente quando embarcou no navio inglês Beagle como naturalista, em uma viagem de cinco anos – de 1832 a 1837 – de volta ao mundo.

Uma das regiões que muito instigou esse cientista foi o arquipélago de Galápagos, situado cerca de 800 km a oeste da costa do Equador. As ilhas desse arquipélago são de origem vulcânica e cada uma delas tem um tipo particular de fauna e flora. Darwin se impressionou principalmente com os tentilhões – que são aves – que ocorrem nessa região e que são semelhantes aos que encontrou no continente próximo. Ele propôs que estes tentilhões derivaram de um grupo ancestral comum que havia migrado do continente muitos anos atrás. Por seleção natural teria ocorrido a diversificação desses tentilhões nas ilhas do arquipélago, dando origem às espécies que ali vivem, cada uma com adaptações que lhes permitem explorar o meio de forma distinta.

No caso dos cães, Darwin dizia que as diferentes raças surgiam por seleção artificial feita pelo ser humano. É o ser humano que seleciona os melhores cães para a reprodução e quais características devem ser preservadas. Darwin questionava se o mesmo não poderia estar acontecendo na natureza, porém, de forma mais lenta.

Darwin teve influências pelas ideias de Malthus, publicadas em 1798, cuja principal era de que a população humana tem a tendência de crescer em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos tem a tendência de crescer em progressão aritmética. Permanecendo essas tendências, não haveria alimentos para todos e a população reduziria. Darwin argumentou que as populações dos outros organismos estariam sendo regidas por princípios semelhantes. Apesar de a capacidade de reprodução ser grande, nem todos os que nascem sobrevivem, pois há disputa pelos recursos do meio que não estão disponíveis para todos. Sobrevivem apenas os mais aptos e o número de indivíduos das populações mantêm-se mais ou menos constante ao longo do tempo. Os que sobrevivem têm mais chances de reprodução, passando aos descendentes as características vantajosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com