TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Fora da Terra

Por:   •  15/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA - EaD

Módulo I: O Contexto da vida – CIB 301

Unidade: Astrobiologia

Prof. Andréa de Azevedo Morégula

Turma: 2020.1 / Polo Ibicuí

 ÉMILLY ANDRADE DOS SANTOS CUNHA,

ASTROBIOLOGIA: A vida fora da Terra

Ibicuí-Bahia

27 de março de 2020

1 ASTROBIOLOGIA: A VIDA FORA DA TERRA

“Vida extraterrestre” é um tema muito discutido e presente na imaginação das pessoas, alimentado principalmente por filmes e livros de ficção científica. No entanto, alguns desafios devem ser vencidos para se conseguir trabalhar a Astrobiologia nas escolas de forma adequada, contextualizada e motivadora.

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática para introduzir o tema Astrobiologia em uma sala da 1ª série do Ensino Médio, com enfoque no assunto “A Vida Fora da Terra”.  A estratégia de ensino foi materializada em um plano de duas aulas, em que se fará uso de recursos lúdicos para tornar as aulas mais atrativas e despertar o interesse do aluno pelo tema.

Na primeira aula será realizada uma breve apresentação do tema para a turma, que em seguida assistirá ao videoclipe “E.T” da cantora Katy Perry, com legenda em português para facilitar a compreensão do tema em questão, através da letra da música. Em seguida, será proposta a produção de cartazes, em que os alunos, divididos em quatro grupos, deverão ilustrar como eles imaginam que seria uma forma de vida extraterrestre, e cada equipe deverá apresentar o desenho produzido.

O passo seguinte será discutir a procura pela vida fora da Terra, bem como as condições necessárias para a existência de vida em um planeta. Antes, é importante entender qual é a origem da vida e o que diferencia seres vivos de simples matéria orgânica. Para isso, os alunos serão orientados a ler em casa o artigo: “AQUI, LÁ E EM QUALQUER LUGAR: AS POSSIBILIDADES DE VIDA FORA DA TERRA” (COSTA, AMPVN; SANTOS, JS dos; SILVA, AJA, 2018), e fazer anotações de pontos que julguem importantes e que gostarão de discutir na próxima aula, onde será realizado um debate a respeito do que eles aprenderam com o artigo.

É esperado que ao final dessa sequência didática os alunos saibam:

  1. Identificar os elementos químicos essenciais para a vida como a conhecemos;
  2. Listar as condições necessárias para que um planeta seja habitável;
  3. Identificar possíveis locais que poderiam abrigar (ou ter abrigado) vida, dentro e fora do sistema solar;

REFERÊNCIAS

COSTA, AMPVN; SANTOS, JS dos; SILVA, AJA. AQUI, LÁ E EM QUALQUER LUGAR: AS POSSIBILIDADES DE VIDA FORA DA TERRA, CADERNO DE FÍSICA DA UEFS 16 (02): 2601.1-6 2018. Disponível em: <http://dfisweb.uefs.br/caderno/vol16n2/s6-a1-Aqui-em-qualquer-lugar.pdf > Acesso em: 25 mar. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com