TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Contra a Mulher

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

Violência Contra a Mulher

O vocábulo violência vem da palavra latina violentia e deriva de  vis, que quer dizer força e se refere às noções de constrangimento e de uso da superioridade física sobre o outro. A violência está sempre em mudança pois sofre a influência de épocas, locais, circunstâncias e realidades muito diferentes. A violência é um fenômeno extremamente difuso e complexo , já que é uma questão de apreciação, é influenciada pela cultura e submetida a uma contínua revisão na medida em que os valores e as normas sociais evoluem.  Um exemplo claro são as mulheres que são submetidas a ao uso de burca até os dias atuais , deixando somente seus olhos a mostra, devido toda a uma questão cultural e religiosa.

A violência contra a mulher é caracterizado por uma quebra entre as relações sociais envolvendo o homem e a mulher, onde ocorrem ações de preconceito e discriminação ,que de certa forma causa um impacto de forma negativa na vítima. Assumindo diversas formas que não uma agressão sociopática de natureza sexual e perversa , até formas mais sutis como: assédio sexual,discriminação, desvalorização do trabalho doméstico de cuidados com a prole e maternidade. 

A realidade sobre esses casos de violência se tornaram públicos com a revolução feminista no século XX. Com um grande número de convenções destacando marcos de suma importância para os direitos humanos, as mulheres tiveram uma maior visibilidade tentando então a erradicação da violência contra a mulher. 

A declaração das Nações Unidas sobre a Erradicação da Violência contra as mulheres, adotada pela Assembléia Geral da ONU, em 1993, definiu a violência como qualquer ato de violência apoiado no gênero que produza ou possa produzir danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais na mulher incluindo as ameaças, a coerção ou a privação arbitrária da liberdade tanto na vida pública como na privada.

A violência de gênero é aquela exercida pelos homens contra as mulheres, em que o gênero do agressor e o da vítima estão intimamente unidos à explicação desta violência. Dessa forma, afeta as mulheres pelo simples fato de serem deste sexo, ou seja, é a violência partida  pelos homens mantendo o controle e o domínio sobre as mulheres. Os papéis e comportamentos dos homens são considerados socialmente mais valiosos.Um exemplo disso é que  as respostas violentas são bem vistas, e o trabalho doméstico (apesar de ser imprescindível) passa quase inadvertido aos homens mas se justifica que seja realizado pelas mulheres.

Em todas as culturas do mundo, as mulheres vivem em condições de desigualdade. Estas desigualdades adquirem diferentes manifestações e magnitudes.Onde a mulher é vista como igual ou superior ao homem ( sociedades matriarcais ) as agressões são quase nulas , o respeito e tolerância acabam criando uma conscientização.

Dentre as diferentes formas de violência de gênero citam-se a violência intrafamiliar ou violência doméstica e a violência no trabalho, que se manifestam através de agressões físicas, psicológicas e sociais. A violência intrafamiliar é uma forma de violência a que muitas mulheres estão submetidas, tendo origem entre os membros da família, independentemente se o agressor esteja ou não compartilhando o mesmo domicílio. As agressões incluem violação, maltrato físico, psicológico, econômico e, algumas vezes, pode culminar com a morte da mulher maltratada. Também o abuso psicológico, sexual ou físico, habitual, ocorre entre pessoas relacionadas afetivamente como marido e mulher ou adultos contra menores ou idosos de uma família.

O abuso é caracterizado por um conjunto de atos , que por sua vez causam algum tipo de dano , seja ele social, psicológico ou até mesmo físico, que variam de empurrões, até mesmo lesões mais graves que podem provocar um dano físico permanente ou até mesmo levar ao óbito. Os agressores na maioria das vezes estão sob influência direta de álcool, drogas ou até mesmo abstinência dos mesmos, além de ciúmes e insegurança, acreditando a todo momento em que sua parceira está ou estaria com pensamento de deixá-lo. Justificando assim essa raiva e superioridade sobre o sexo feminino em formas de agressão e coação e intimidando para que a vítima não quebre o silêncio.

A violência intrafamiliar é exercida principalmente pelo marido ( companheiro), e por uma carência ou afeto emocional a mulher se sujeita as agressões, se submetendo cada vez mais a rotina de torturas, deixando de lado o seu bem estar , acreditando piamente que isso algum dia ira mudar ou por vergonha da situação, medo de ser agredida ou retirada da casa, de seus filhos.

Com essa conduta a mulher deixa de tomar uma atitude mais vigorosa, colocando um fim a esses abusos , seja em forma de denuncia as autoridades ou o rompimento dos laços envolvendo o molestador. Esse episódio não é um caso isolado a classes sociais ou culturais, os abusos sofridos causam uma grande dor e mau estar generalizado na família.Os filhos presenciando atos de abuso repetitivos, vão ter inocentemente uma noção errônea de que o fato apresentado a eles é normal, e replicam o que "aprenderam" observando as seções de maus tratos para suas possíveis companheiras ao longo da vida. 

Duas das formas mais comuns de violência contra a mulher são o abuso por parte dos companheiros íntimos e a atividade sexual forçada, ocorrendo tanto na infância, como na adolescência ou na vida adulta. O abuso pelo companheiro, também conhecido como violência doméstica, maltrato da esposa ou agressão, quase sempre é acompanhado por abuso psicológico e, em grande parte dos casos, por relações sexuais forçadas. Em sua maioria, as mulheres maltratadas por seus companheiros sofrem agressões. Na realidade, as relações abusivas se desenvolvem usualmente em atmosfera de medo e até de terror. Violência sexual é qualquer ato sexual ou tentativa de obtenção de ato sexual por violência ou coerção, comentários ou investidas sexuais indesejados, atividades como o tráfico humano ou diretamente contra a sexualidade de uma pessoa( estupro , estupro conjugal ), independentemente da relação com a vítima. É considerada como uma das violações dos Direitos humanos mais traumáticas e comuns sofridas pelas mulheres, que por sua vez pode acarretar a influências negativas e traumas para uma vida inteira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com