TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução da pele

Por:   •  10/10/2015  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 2

   

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Resumo do documentário A evolução da pele

A EVOLUÇÃO DA PELE

A pele, dentre outras funções, serve como um mecanismo de ataque, defesa, ou ambos, e locomoção. Ela evoluiu em diversas características, como unhas, pelos, cascos, penas e chifres, suprindo necessidades diferentes em espécies diferentes.

Os peixes foram os primeiros animais a desenvolver uma pele, composta de duas camadas chamadas de derme e epiderme e compostas de escamas e muco, que servem, basicamente como proteção. Dessa forma, ela foi evoluindo e se adaptando, conforme os vertebrados também evoluíam. Quando os vertebrados começaram a sair da água, a pele precisou se tornar mais resistente, afim de evitar o ressecamento. A solução foi o surgimento da camada de queratina, que não deixa a água sair. Nos répteis, além da queratina há uma substância chamada lipídio, que serve para selar a queratina uma na outra, tornando a pele impermeável, que possibilitou a vida totalmente fora da água. Nos dinossauros, as características tegumentares se diferenciavam de acordo com as diversas espécies existentes: alguns possuíam chifres, outros, pele ossificada, penas, e por aí vai.

Na sombra dos dinossauros, outra classe de vertebrados estava se desenvolvendo: os mamíferos, que assim como os dinossauros, a pele também se diferencia de acordo com a espécie. A maior característica, no entanto, se apresentou na pele das fêmeas, com o surgimento das glândulas mamárias, que são glândulas sudoríparas modificadas, e lhes deu a habilidade de amamentar seus filhotes.

Dentre os mamíferos, se destaca, o ser humano, que, dentre as diversas características se destacam a grande quantidade de glândulas sudoríparas écrinas, que evitam o superaquecimento do corpo e, principalmente, do cérebro, que para de funcionar, se isso ocorrer e também a presença de melanina, que de acordo com quantidade, além de determinar a cor, protege a pele dos raios ultravioletas.

Assim, nesse contexto, como o ambiente, a pele está em constante evolução e resta saber quais desafios surgirão e como esses desafios serão superados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com