TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACANTHOCEPHALA (Acantho= espinho, Cephala= cabeça)

Por:   •  8/11/2018  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Roteiro de Aula – Luiz Dias e Larissa Lima

ACANTHOCEPHALA

(Acantho= espinho, Cephala= cabeça)

Introdução

Acantocéfala é um filo de parasitas, encontrados em muitas espécies de peixes, anfíbios, pássaros e mamíferos. Eles caracterizam-se pela presença de uma probóscide (tromba) reversível, munida de espinhos e que serve para fixar o animal ao intestino do hospedeiro. Estão descritas cerca de 1.150 espécies que medem entre alguns milímetros até cerca de 6 cm.

Características Gerais

Acantocéfalos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente achatado lateralmente, e não possuem boca ou aparelho digestivo, por esse motivo, todos os nutrientes que necessitam para o seu desenvolvimento ou vida são digeridos pelo hospedeiro e absorvidos diretamente pela sua pele, que vive nos intestinos. Além disso, são animais que apresentam diferenciação entre os sexos masculino e feminino, entretanto, estudos já tentaram provar a existência de alguns animais hermafroditas dessa espécie, mesmo com a comunidade científica se mostrando resistente aos dados apresentados.

Morfologia Geral

Os acantocéfalos têm organização característica e peculiar. O corpo é alongado, mais ou menos cilíndrico, e suas dimensões de comprimento variam muito, como já foi dito anteriormente. A largura, porém, não varia proporcionalmente ao comprimento e são raras as espécies que tenham mais de 5 milímetros de diâmetro. As suas extremidades são muito diferentes; a anterior apresenta a tromba retrátil que serve para fixação do parasito e a posterior tem a abertura genital.

A superfície do corpo, geralmente de cor branca, é revestida por uma cutícula feita de quitina, na qual, muitas vezes, se encontram espinhos, sobretudo nas extremidades, utilizados para fixação. Não há tubo digestivo. No interior do corpo existe a cavidade geral onde se encontram os órgãos genitais, sustentados pelo ligamento central. As paredes do corpo são constituídas por um tecido celular rico em fibrilas musculares dispostas em todas as direções, tendo ainda, algumas vezes, camadas de células musculares dispostas pelo seu corpo. No tecido da parede do corpo existem lacunas contendo o líquido nutritivo, o qual circula graças aos movimentos do animal. No ponto de união do corpo com a tromba existem dois, mais raramente 6, prolongamentos internos da parede, livres na cavidade e providos de lacunas e que são chamados lemniscos. Supõe-se que estes órgãos serviam para receber o líquido contido nas lacunas da tromba quando esta estava retraída e para distendê-la quando, contraindo-se, expeliam o líquido do seu interior.

A tromba é constituída por um saco muscular alongado tendo na cavidade músculos que vão de uma a outra extremidade e que servem para fazer invaginar a porção anterior na posterior. A tromba se insere na extremidade do corpo ficando uma parte anterior, a tromba propriamente dita, e outra interna, a bainha da tromba.

O sistema nervoso desses helmintos consiste num gânglio central situado junto ou no interior da bainha da tromba e de nervos longitudinais dirigidos, uns para a tromba e outros para a extremidade posterior do corpo. Desses nervos originam-se ramos que se dirigem às diversas partes do organismo. O ligamento central é um ligamento de tecido conjuntivo, que se estende da extremidade posterior da bainha da tromba à extremidade posterior do corpo. Serve para fixar e sustentar os órgãos genitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com