TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE MICRORGANISMO PARA A GERAÇÃO DE METABOLICOS NA INDUSTRIA

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal do Tocantins

Química Ambiental

Ismael Rocha.

        

        

APLICAÇÃO DE MICRORGANISMO PARA A GERAÇÃO DE METABOLICOS NA INDUSTRIA

Gurupi

2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Fungos        4

2.1.1        Leveduras        5

2.2        Bactérias        6

2.3        Produtores de ácido pirúvico        7

2.4        Produção de aminoácidos        7

2.5        Produção de Enzimas        7

3        CONCLUSÃO        8

4        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

        

        


  1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a bioquímica vem revolucionando o setor industrial de produtos orgânicos, inserindo no mercado itens com intenção de suprir a necessidade da sociedade, sendo eles desde alimentos, utilização de enzimas para processos biológicos, tratamento de efluentes industriais, até mesmo a produção de medicamento e vitaminas.

Os métodos consistem na utilização de microrganismo e seus sistemas metabólicos, proteínas, enzimas, lipídios e entre outros fatores que acarretam na geração de um produto.

Na prática a utilização da bioquímica está no conjunto de operações onde no qual inclui o tratamento da matéria prima, tratamento dos resíduos presentes, o preparo dos meios de cultura para o crescimento do microrganismo, a esterilização, transformação do substrato em produto por meio de rotas bioquímicas, até a purificação desses produtos.

A necessidade de utilizar esses processos biológicos é proveniente da demanda de mercado, do crescimento demográfico, das mudanças climáticas que sua vez incentivou o crescimento da pesquisa e exploração de meios alternativos para a produção industrial.

Com o mercado cada vez mais concorrido, trouxe a necessidade de criar produtos bem elaborados, e que de certa forma incentivou os empreendedores a explorarem mais esse ramo. O bom exemplo disso é o baixo impacto produzido por alguns derivados orgânicos, como no caso dos bioinseticidas, que utiliza substâncias produzidas por organismos vivos para o combate de outros organismos vivos. As utilizações desses meios causam menos impactos se comparado com os inseticidas químicos, e por sua vez são menos prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano.  

Com isso a bioquímica no ramo industrial trouxe muitos pontos positivos para a sociedade, e seu campo de exploração é muito vasto, nos deixando boas expectativas do surgimento de novos produtos no futuro.

  1. DESENVOLVIMENTO

É importante conhecer os microrganismos pois produzem uma variedade muito grande de enzimas intracelulares em pequenas quantidades, para a catálise das suas reações metabólicas. As enzimas, também denominadas de biocatalisadores, são catalisadores protéicos com características particulares pela sua alta eficiência em condições fisiológicas e alta especificidade. Além disso alguns possuem a capacidade de excretar aminoácidos, proteínas, lipídios, carboidratos e entre outas substância importantes. Os agentes biológicos comumente utilizados são fungos, leveduras, bactérias e algas.

Historicamente, o potencial metabólico dos microrganismos inseriu-se naturalmente em aspectos fundamentais da vida humana. Assim, fungos unicelulares, as leveduras, apresentam peculiaridades metabólicas que permitiram o seu uso de forma empírica na produção do pão e do vinho, alimentos simbólicos na história da humanidade.

Na particularidade do bioprocesso, podemos dividi-lo em três estágios. A etapa que antecede a transformação é denominada de à montante (upstream), seguida da etapa de transformação propriamente dita e, finalmente, a etapa de à jusante (downstream).

Na etapa montante ocorre o tratamento da matéria-prima, o preparo do meio e a esterilização. Já no estágio de transformação onde o microrganismo é inserido no meio sob condições ótimas ocorrem fenômeno físicos, químicos e biológicos onde promovem a síntese dos compostos desejados.

Tanto para a obtenção do produto desejado, quanto para o crescimento microbiano é necessário um controle de vários parâmetros, como a temperatura, o pH, a pressão osmótica e o meio de cultivo. No caso do meio, utiliza-se os nutrientes apropriados que passarão por rotas metabólicas e resultarão na síntese do composto alvo.

  1. Fungos

São microrganismo eucariontes que possuem parede celular, heterotróficos de nutrição absortiva. Através dessa capacidade de nutrição absortiva, excretam enzimas extracelulares que tem como papel fundamental a degradação da matéria vizinha. Essas características pode ser aproveita para a na indústria geração de diversos produtos.  

São ótimos produtores de metabólicos primários como o etanol, ácido cítrico, ácido glucônico, aminoácidos, vitaminas, nucleotídeos e polissacarídeos. Metabólicos secundários como os antibióticos.

No caso do Rhizopus e o Mucor produzem enzimas amilolíticas. As amilases hidrolisam moléculas de amido liberando diversos produtos, incluindo dextrinas e progressivamente pequenos polímeros compostos de unidades de glicose. Estas enzimas apresentam grande importância em biotecnologia com aplicações desde alimentos, fermentação, têxtil e indústrias de papel, se tratam de enzimas microbianas que geralmente encontram grande demanda industrial. Atualmente, grandes quantidades de amilases microbianas estão disponíveis comercialmente e têm aplicação quase completa na hidrólise do amido em indústrias de processamento do amido.  Os Rhizopus também produzem enzimas pécticas, que são capazes de degradar substâncias pépticas. Estas enzimas são comercialmente importantes no tratamento de sucos de frutas e bebidas, auxiliando na filtração e clarificação e em proporcionar rendimentos crescentes. As enzimas também podem ser usadas para a produção de baixas pectinas de metoxil e ácidos galacturônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (575.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com