TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTRITE SÉPTICA

Monografias: ARTRITE SÉPTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  5.375 Palavras (22 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 22

ARTRITE SÉPTICA

Etiologia e incidência

A Artrite séptica é conceituada como a infecção (principalmente bacteriana) da membrana sinovial, e, do espaço articular provocando intensa reação inflamatória, ocorrendo migração de glóbulos brancos (leucócitos polimorfonucleares), e, conseqüente liberação de enzimas proteolíticas, o que leva as ações destrutivas da articulação (o Resumo sobre Microbiologia está no final desta Apostila).

Em menor incidência, a artrite séptica também pode ser provocada por vírus, fungos, e, parasitas.

Devido à mudança dos micróbios que causam a doença, e, a demora no respectivo diagnóstico, a incidência da Artrite Séptica tem aumentado, e, freqüentemente torna-se necessária a fisioterapia objetivando evitar ou reduzir as seqüelas, pois, esta forma de artrite é considerada a mais destrutiva em todas as faixas etárias.

A artrite séptica é também denominada artrite infecciosa, artrite séptica, e, quando ocorre material purulento no interior da articulação, tem sido chamada de artrite supurativa ou piogênica.

A palavra séptica vem do grego septikos que significa “que causa putrefação”, atualmente interpretado como o que causa infecção. A palavra sepsia também vem do grego sepsis significando “podridão”.

Portanto, na artrite séptica existe a presença no micróbio patogênico na articulação. Quando a artrite é provocada pela presença do micróbio patogênico no organismo humano, mas, esse micróbio não penetra na articulação, denominamos essa forma de artrite reativa, assim, embora tenha existido (ou exista ainda) a infecção no paciente, o processo infeccioso é extra-articular, sendo a ação de anticorpos, e, a formação de imunocomplexos que levam à artrite reativa (e, não a ação direta do micróbio na articulação).

Atualmente, a artrite séptica tem sido classificada como artrite séptica não-gonocócica e artrite séptica gonocócica devido à acentuada incidência da artrite gonocócica em jovens.

Na forma de artrite séptica não-gonocócica, ocorre a infecção principalmente por bactéria de um dos grupos piogênicos, sendo as bactérias mais freqüentes os estafilococos, os estreptococos e pneumococos.

O estreptococo causa a patologia relacionada freqüentemente à piodermite ou pneumonia ocorridas anteriormente. Enquanto o Haemophilus influenzae acomete mais a faixa etária dos 6 meses aos 2 anos de idade, sendo também acometidos pelo Staphylococcus aureus.

A artrite séptica tem maior incidência entre crianças, adolescentes e adultos jovens, entretanto, cerca de 25 a 40% dos pacientes com o diagnóstico de artrite séptica tem a idade superior a 60 anos.

Os fatores relacionados à infecção principalmente por estafilococo, que são mais freqüentes em crianças e idosos, correspondem às cirurgias ortopédicas, colocação de cateteres endovenosos, diabetes mellitus, medicamentos imunodepressores, e, o uso de drogas em toxicômanos.

Em adultos, a artrite piogênica (não gonocócica) acomete mais freqüentemente o joelho (55% dos casos), e, o quadril (11% dos casos), sendo os micróbios responsáveis mais freqüentes: estafilococos (61% dos casos); bacilos gram-negativos (17% dos casos); e, estreptococo beta-hemolítico (15% dos casos).

Algumas doenças preexistentes, como a Artrite Reumatóide, Gota, Diabetes mellitus, Anemia falciforme, Hemofilia, Alcoolismo crônico, Doença de Hansen, e, a AIDS predispõem à infecção. A Osteoartrite,em idosos, constitui também um fator de risco. Tem sido relatados casos de artrite séptica após mordedura de cão ou gato (devido a inoculação do micróbio Pasteurella multocida), e, devido à ingestão de leite cru (devido às bactérias do gênero Brucella).

A Tuberculose extrapulmonar esquelética ou Tuberculose osteoarticulartambém pode provocar a artrite séptica, sendo que cerca de 50% dos casos ocorre nas vértebras, e, acredita-se que a infecção inicia na margem anterior do corpo vertebral, próxima do disco intervertebral, sendo que a coluna torácica média encontra-se mais freqüentemente afetada, também denominada Doença de Pott.

A patologia pode também afetar a região lombar, cervical e sacra, além de provocar também dores nas costas e manifestações neurológicas.

Na articulação, a lesão inicial pode ocorrer tanto na membrana sinovial quanto no osso subcondral.

Cerca de 30% dos casos de tuberculose osteoarticular ocorre nas articulações de sustentação: quadril, joelhos e tornozelos, embora não sejam raros os acometimentos dos ombros, punhos, região sacroilíaca e sínfise pubiana. O traumatismo local também pode influenciar no início da doença.

A artrite séptica gonocócica provocada pela Neisseria gonorrhoeae, responsável pela doença sexualmente transmissível denominada gonorréia, acomete geralmente o adulto jovem, principalmente mulheres jovens em 70 a 80% dos casos, provavelmente porque muitas vezes a infecção genital é assintomática, não sendo, portanto, imediatamente tratada. A infecção genital tende a disseminar, principalmente, durante a gravidez ou no período pós-menstrual.

Fisiopatologia

A bactéria pode atingir a articulação através da via sangüínea ou devido a ferimento penetrante ou ainda, a artrite piogênica provocada por extensão de um foco de osteomielite próximo. Muitas vezes, é encontrado um furúnculo ou outro foco primário em alguma região corporal.

Podemos resumir que a invasão da membrana sinovial leva à infecção para o espaço intra-articular, que pode provocar a destruição da cartilagem causando também a formação do pannus (hipertrofia da sinóvia), e, consequentemente, a perda irreversível da articulação.

Assim, conseqüentemente a infecção, ocorre uma reação inflamatória aguda ou subaguda nos tecidos da respectiva articulação, provocando exsudação de liquido turvo ou purulento proporcional à gravidade da infecção, e, espessamento da membrana sinovial podendo causar diminuição da mobilidade ou a incapacidade da articulação afetada.

De acordo com a gravidade da infecção, com o micróbio que atingiu a articulação, a virulência e o número de micróbios que tem acesso à articulação, além da rapidez do inicio do tratamento, podem permanecer intactas as articulações, entretanto, muitas destas são destruídas provocando a anquilose fibrosa ou óssea.

Quadro clínico

A articulação do joelho é a mais acometida pela artrite piogênica devido a exposição desta articulação ao traumatismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com