TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrite Relmatoide

Dissertações: Artrite Relmatoide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

Artrite reumatoide

Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de múltiplas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, dos indivíduos geneticamente predispostos. A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.

Não se conhecem as causas da doença, que afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos, mas pode manifestar-se em ambos os sexos e em qualquer idade. A forma juvenil tem início antes dos 16 anos, acomete número menor de articulações e provoca menos alterações no exame de sangue.

Sintomas

No início, os sintomas podem ser insidiosos e comuns a outras enfermidades ou ocorrer abrupta e simultaneamente. Os mais comuns são rigidez matinal que regride durante o dia, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que se deformam com a evolução da doença, ela é degenerativa e não para de evoluir.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).

O Colégio Americano de Reumatologia estabeleceu os seguintes critérios que ajudam a nortear o diagnóstico (os quatro primeiros devem estar instalados durante seis semanas pelo menos):

 Rigidez matinal;

 Artrite de três ou mais áreas, com sinais de inflamação;

 Artrite de articulação das mãos ou punhos (pelo menos 1 área com edema);

 Artrite simétrica (a simetria não precisa ser perfeita);

 Nódulos reumatoides ;

 Fator reumatoide sérico positivo;

 Alterações radiográficas (erosões ou descalcificações articulares).

Quais os exames feitos para o diagnostico da doença?

O diagnóstico da Artrite Reumatoide é clínico, ou seja, baseia-se na história clínica e no exame físico feito pelo médico. Mas alguns exames complementares, de sangue ou de imagem, podem ser úteis, incluindo as provas que medem a atividade inflamatória, o fator reumatoide, o anticorpo antipeptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP), radiografias das articulações acometidas e, eventualmente, ultrassonografia ou ressonância das juntas, em caso de dúvida. Outros exames podem ser necessários para afastar outras doenças, dependendo de cada caso.

Precauções

 Não existe uma prevenção especifica para a atrite reumatoide, mais é sempre bom tentar identificar a doença o mais rápido possível, seguir o tratamento de forma correta e preservar as articulações dessa forma.

 A artrite reumatoide é uma doença degenerativa, não vai ser por esse fato que você não ira se privar de atividades físicas ou tratamentos fisioterapêuticos, estudos comprovam que atividades regulares com a instrução certa de uma pessoa qualificada e juntamente com o uso de remédios podem retardar os sintomas e ajudar a ter uma vida com menos dores e mais longa, sem a atrofia de músculos perda de mobilidade ou de peso.

 Evite fumar, pois é comprovado que o uso do tabaco aumenta em 50% o risco de desencadear a artrite reumatoide além de outras diversas doenças graves desencadeada pelo tabagismo.

 Mulheres tem que se cuidar mais que os homens, elas tem uma tendência maior a essa patologia, o por que de isso acontecer pode ser devido ao tabagismo (mulheres não deixam de fumar tão rapidamente quanto os homens); pílulas anticoncepcionais com baixa de estrógeno (o hormônio poderia ser protetor), e, possivelmente, mais deficiências de vitamina D. estudos apontam que ouve um crescimento de casos em mulheres do que em homens da mesma idade.

 A artrite reumatoide também pode ser uma porta para outras doenças, então lembre-se que quanto melhor você cuidar da patologia, menos são os riscos de você adquirir outra patologia diferente, como ela é uma doença autoimune pode acarretar em outras doenças autoimunes como a tireoide, síndrome de Sjögren ou diabetes tipo 1.

 A artrite reumatoide é um fator de risco independente para ataques cardíacos, mesmo quando o nível de colesterol do paciente é normal, a pressão arterial é baixo e o paciente não tem diabetes. Se a doença está ativa, o risco de ataque cardíaco é triplicado. A inflamação sistêmica, que é uma característica da artrite reumatoide, é a provável culpada desse fato.

 A inflamação da artrite reumatoide pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Os corticosteróides utilizados para tratar a artrite podem também aumentar o risco de diabetes tipo 2 pelo aumento do nível de açúcar no sangue. A artrite reumatoide e o diabetes tipo 1, que também é uma desordem autoimune, compartilham também de alguns dos mesmos fatores de risco genéticos e marcadores de inflamação.

 Cerca de 20 a 30% das pessoas com artrite reumatoide também têm fibromialgia. A doença é uma desordem de dor generalizada marcada por pontos sensíveis ao longo do corpo, fadiga extrema, depressão e problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com