TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrite

Projeto de pesquisa: Artrite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

Capa...........................................................................1

Folha de rosto.............................................................2

Sumário.......................................................................3

Patologia.....................................................................4

Tipos de Artrite............................................................5

Incidência....................................................................6

Tratamento..................................................................7

Prevenção...................................................................8

Conclusão...................................................................9

Referência..................................................................10

PATOLOGIA

A artrite é um processo inflamatório que se manifesta nas articulações, pode ser caracterizada como uma doença inflamatória crônica, comum, autoimune, de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica (quadro inflamatório em mais de cinco articulações), simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem.

Podendo acometer tanto as articulações menores como: articulações dos dedos e punhos, que são mais comuns, como também articulações maiores como, joelho e quadril.

TIPOS DE ARTRITE

A artrite apresenta diferentes fatores desencadeantes (causas). Dependendo de sua forma de manifestação, ela poderá ser classificada como Artrite Degenerativa, Artrite Gotosa, Artrite Piogênica Aguda, Artrite Psoriáca ou Artrite Reumatoide. O Tipo mais comum de artrite é a artrite Reumatoide, uma doença crônica, com evolução progressiva.

O problema acontece porque o sistema imunológico, ataca nossas próprias articulações, que são as regiões que ligam dois, ou mais ossos revestidos por cartilagem, possibilitando que os ossos se movimentam com mínimo de atrito, com esse ataque do organismo, essa estrutura inflama, causando:(Inchaço, dor, e até perda de função).

INCIDÊNCIA

As complicações cardiovasculares (DCV) são os principais responsáveis que acometem o paciente com AR. Sua manifestação tem importante evidência clínica por ser a maior causa da mortalidade prematura na AR pelo risco de infarto do miocárdio. Acredita-se que o principal fato que leva a artrite reumatóide ser um fator de risco às complicações cardiovasculares seja o processo inflamatório agudo e crônico presente na fisiopatologia da doença, facilitando, entre outros, a formação das placas de ateroma.Compreendida como uma resposta inflamatória crônica, tanto localmente na parede arterial, como sistemicamente, no qual o acúmulo de lipídios, células inflamatórias e elementos fibrosos se depositam na parede das artérias e geralmente ocasionam a obstrução das mesmas, podendo originar-se da interação de várias alterações de origem metabólica, nutricional, forças mecânicas, proteínas anormais, ente outros, sendo que um dos seus alvos as coronárias que origina a Doença Arterial Coronariana (DAC) tendo como principais consequências o infarto agudo do miocárdio.Expectativa de vida diminuída em aproximadamente 10 anos em comparação à população sem a patologia.Sabe-se que o risco de doença cardiovascular (CV) está aumentado na artrite reumatóide (AR), porém, dados que comprovem este fato ainda são escassos. Alguns estudos foram realizados em vários países acerca do perfil epidemiológico e do envolvimento cardíaco em pacientes com artrite reumatóide , bem como taxas de mortalidade e fatores de risco associados. Alguns destes estudos serviram de base para a construção desta pesquisa.

TRATAMENTO

A abordagem multidisciplinar no tratamento e acompanhamento dos pacientes com AR é de fundamental importância. Esta doença tem implicações não só físicas, como também psicológicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com