TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIP

Por:   •  1/9/2021  •  Resenha  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 5

O novo cenário da saúde pós crise

Palestra da professora Ana Alice Fontes

A palestra iniciou como o agradecimento a todos os profissionais da saúde e que tiveram de alguma forma envolvimento direto na linha de frente, no combate ao coronavírus. Foi ressaltada a importância de médicos, enfermeiros, técnicos e faxineiros durante a prestação desses serviços que foram e continuam sendo tão essenciais.

O que podemos perceber foi uma ampla contratação, principalmente de técnicos e enfermeiros, movimentada pela pandemia. Isso acaba ressaltando a necessidade de uma boa formação para que esses profissionais exerçam da melhor forma o seu trabalho, que por sua vez, nada mais é do que curar e prolongar vidas.

Foi colocado em pauta as falhas de gestão na área da saúde no geral, já que a falta de leitos mediante ao avanço do contágio da doença é gritante.  Também, infelizmente falta mão de obra especializada. A professora Ana Alice Fontes falou sobre o chamado para a área da saúde, e que é em fases como esta que muitos descobrem a sua vocação.

O SUS foi abordado, sendo o melhor sistema público de saúde mundial, referência para outros países, mais economicamente desenvolvidos que o Brasil, inclusive. É graças a ele que as diferentes vacinas estão chegando e o combate da doença vem sendo feito, aumentando o número de pessoas que venceram a doença graças ao tratamento prestado pelo SUS.

“O novo normal” trouxe uma visão diferente para grande parte da população. A grande prioridade no momento é passarmos por essa pandemia com a menor taxa de óbitos possíveis, e para que isso aconteça, precisaremos continuar com as prevenções recomendadas pela OMS. O Corona Vírus mudou cada um de nós, sendo uma população mais consciente com relação a busca por ajuda médica.  

A educação a distância em tempos de pandemia

Palestra do professor Francisco Guimarães Freitas

O tema abordado na palestra foi o ensino EAD, sendo em tempos normais, uma opção de ensino além do ensino presencial, tradicional, e em tempos de pandemia, uma ferramenta essencial para que os alunos consigam dar continuidade aos estudos indiciados, além de possibilitar novos ingressos.

Para que o ensino online se tornasse viável, foi necessário que houvesse uma adaptação de todo o sistema educacional para que as redes de ensino conseguissem transmitir os conteúdos a serem estudados, em virtude da pandemia. O EAD serviu como inspiração para que as aulas presenciais fossem ministras no novo formato necessário. Muitos educadores e alunos sofreram e ainda sofrem com a adaptação ao formato, mesmo tendo em nossas vidas tão presentes as mídias digitais. Muitos preconceitos em relação ao ensino à distância foram quebrados devido a necessidade, sendo comprovado que o rendimento desses alunos era igual ou superior ao do presencia, ou seja, o EAD funciona.

Diferente de um curso superior, onde conta-se com mais maturidade dos estudantes e interesse, por ser um curso do gosto do aluno, o ensino regular precisa de mais motivação, as aulas são mais longas e geralmente ao vivo, como se fossem ministradas em sala de aula nos horários habituais. É necessário interesse do aluno, e vontade de aprender e reaprender a estudar e claro, não se desmotivar.

Neurociência aplicada à gestão

Palestra do professor Gustavo Nascimento

A neurociência integra uma rede de conhecimento, esse termo reúne diversas áreas do estudo do cérebro humano, e é relacionada ao ensino e ao processo de aprendizagem. A neurociência cognitiva é a parte da neurociência que lida com informações e percepções que nos chegam a todo momento. A inteligência emocional é um exemplo desse processo.

 Hoje, não vê-se mais o cérebro como uma rede de computadores que lê e processa informações, salvando-as como arquivos de computador, e sim que tudo tem relação com os 5 sentidos (fala, audição, tato, olfato e paladar), sendo em sua maioria as lembranças relacionadas a algum deles. As lembranças são ligadas a emoções.

O cérebro é repartido em lado emocional e racional, antigamente acreditava-se que a informação iria para o lado dominante, porém hoje sabe-se que a informação percorre os dois lados. Todo aprendizado passa pelos 5 sentidos. Somos capazes de lembrarmos de cheiros, sabores, sensações. O cérebro é passivo de treinamento e aperfeiçoamento, através do que vemos, ouvimos, vemos, demonstramos, discutimos, praticamos e ensinamos.

Para que possamos aprender algo novo, é importante prática, treino, vontade e foco. A repetição faz com que o cérebro passe a executar tarefas com mais agilidade e facilidade. O processo de aprendizagem acaba sendo mais rápido durante a infância e a adolescência. A motivação auxilia nesse processo, já que algo desejado é mais facilmente guardado.

Todo ambiente que motiva o trabalhador, torna o funcionário mais produtivo. Hoje muitas empresas tem setores e funcionários para lidar com a saúde mental dos demais. Já se vê a saúde mental como algo importante para que o trabalhador tenha melhor rendimento. Não significa que um colaborador deva sorrir o tempo todo, e sim que ele deve sentir-se bem no ambiente de trabalho, tanto local, como com colegas, chefes e supervisores. Este conjunto, propicia o melhor desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com