TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DP DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR UNIP

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.226 Palavras (21 Páginas)  •  2.571 Visualizações

Página 1 de 21

1 MÚSICA: O BÊBADO E A EQUILIBRISTA (AUTORES: JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC) disponível em: http://letras.mus.br/joao-bosco/46527/ Acesso em 02/09/2013.

01 PESQUISA SOBRE A MÚSICA EM TERMOS DO ASPECTO HISTÓRICO: (faça uma pesquisa visando compreender o(s) motivo(s) que levaram a essa composição)  5

A música foi composta por Aldir Blanc e João Bosco e lançada no LP "Linha de Passe", em 1979 e gravada por Elis Regina, voz que deu forma à música e ficou conhecidíssima. Como a doce adjetivação da esperança - equilibrista - existem muitas possibilidades para as geniais - e geniosas - metáforas de Aldir Blanc. Como a de que as "estrelas" seriam generais e "céu", a prisão. * Betinho, sociólogo, ativista pelos direitos humanos, perseguido e exilado na época do regime militar, era irmão do, também genial, Henrique de Souza, o cartunista Henfil, este que foi apresentado ao compositor Aldir Blanc por sua amiga, a cantora Elis Regina, no verão de 1975, iniciando assim uma boa amizade. Sensibilizado com o falecimento de Charlie Chaplin, João Bosco compôs uma linda melodia em sua homenagem e chamou Aldir para mostrá-la. Aldir letrou a música e fez uma singela homenagem ao rimar "Brasil" com "irmão do Henfil", esta rima, que por sua vez teve papel de emoção, mobilizição, transformação e incentivo a uma nação reprimida. Em 1979, Betinho desembarcou no Aeroporto de Congonhas e se deparou com uma manifestação: Cerca de duzentas pessoas cantavam "O Bêbado e a Equilibrista".

02 PEÇA CULTURAL:

(com base na música demonstre uma foto, imagem de esculturas, pinturas, quadrinhos ou seu próprio desenho, que se relacionem com a mesma – justificar)

Imagem: manifestações

[pic 1]

Fonte História da música

JUSTIFICATIVA:

A campanha pela anistia irrestrita foi a primeira movimentação nacional que obteve sucesso desde o início da sangrenta ditadura militar no Brasil. Vários manifestos ocorreram no mundo inteiro, inclusive a Conferência Internacional da Mulher, no México, que fez de 1975 o Ano Internacional pela Anistia. ".

03 COTIDIANO:

(relacione a música com situações contemporâneas, baseando-se em notícias e fatos, apresentando possíveis relações da música com os dias de hoje). 10

O Brasil está tomado pelo sentimento de revolução. Começando com os  protesto às tarifas do transporte público em algumas capitais, cresceu e tornou-se indignação coletiva com repercussão e apoio internacional.  E ainda segue diversas manifestações contra varias irregularidades em muitos setores como segurança pública, descaso das autoridades e a insatisfação popular com os governantes crescente a cada dia trazendo revolta, insatisfação e a união da população contra a forma do governo em conduzir o país, como no caso da música em questão.

04 APRESENTE SUA OPINIÃO SOBRE A MÚSICA:

Considerada um dos maiores clássicos da parceria entre João Bosco & Aldir Blanc é “O Bêbado e a Equilibrista”. Muito mais do que um clássico, essa música  foi um hino. Um hino do Brasil na época da ditadura e da anistia. A música popular naquela época soube encarnar como absoluta perfeição o momento histórico enfrentado no país.

05 REFERÊNCIAS  

Análise Política de termos da música "O Bêbado e a Equilibrista", segundo o sítio. Disponível em:

 www.ponto.altervista.org/musica/entrelinhas/bebado.pt.html, Acesso em 22 de março de 2016

História da música. Disponível em:

http://musicasdahistoria.blogspot.com.br/2010/03/fascinante-o-bebado-e-equilibrista-de.html. Acesso em: 22 de março de 2016.


2 MÚSICA: SOBRADINHO (AUTORES: SÁ E GUARABYRA) disponível em: http://letras.mus.br/sa-guarabyra/356676/ Acesso em 02/09/2013

01 PESQUISA SOBRE A MÚSICA EM TERMOS DO ASPECTO HISTÓRICO:

(faça uma pesquisa visando compreender o(s) motivo(s) que levaram a essa composição)  

A música Sobradinho foi composta com o objetivo de protestar contra a construção da usina de Sobradinho no interior da Bahia. A barragem construída no rio São Francisco deu origem a um imenso lago que inundou cidades que são citadas na música, expulsando da região seus moradores. Os compositores utilizaram ainda a profecia de Antônio Conselheiro de que o sertão vai virar mar o e o mar irá virar sertão para evidenciar os impactos causados pela construção do lago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (666.4 Kb)   docx (3.1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com