TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REVOLUÇOES CIENTIFICAS DO SECULO XX E O CODIGO DE NUREMBERG

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

Simone Helena Cunha

AS REVOLUÇOES CIENTIFICAS DO SECULO XX E O CODIGO DE NUREMBERG

Parnaíba – PI

2015


[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

Simone Helena Cunha

AS REVOLUÇOES CIENTIFICAS DO SECULO XX E O CODIGO DE NUREMBERG

Trabalho de Bioética apresentado ao Curso Bacharelado em Biomedicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Biomedicina.

Professora France Keiko Nascimento Yoshioka

                                       

Parnaíba – PI

2015



1.1 AS CINCO REVOLUÇÕES TECNOLOGICAS DO SECULO XX

Em apenas um século tivemos grandes avanços científicos, no séc. XX ocorreu uma expansão de conhecimento superando tudo o que o homem já tinha acumulado assim surgiu as cinco grandes revoluções cientificas.

A revolução atômica ocorreu na primeira metade do séc. XX foi dela que herdamos a energia nuclear, os radioisótopos e a medicina nuclear, sendo esses grandes auxiliares no desenvolvimento medico e na qualidade de vida das pessoas.

A medicina nuclear possibilita analisar o estado fisiológico dos tecidos de maneira não invasiva, pelo meio da marcação de moléculas participantes nesses processos fisiológicos com isótopos radioativos. Estes denunciam sua localização por emitirem radiação nuclear.

A revolução atômica também reconfigurou o modo de se fazer guerra, uma das mais proeminentes desvantagens da revolução atômica foi a produção do Projeto Manhattan desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial para criar as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América com a contribuição do Canadá e do Reino Unido. O projeto foi administrado pelo General Leslie R. Groves e a sua pesquisa foi gerida pelo físico estadunidense judeu J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era plausível e que a Alemanha Nazista também estava a pesquisar tais armas e tecnologia bélica para si. Em 6 de agosto de 1945, o americano Paul Tibbets, piloto do avião B-29, então intitulado de Enola Gay, foi o responsável pelo lançamento de uma bomba atômica, a primeira arma desse porte produzida pela Humanidade, essa bomba arrasou seu alvo a cidade de Hiroshima, aproximadamente 70 mil pessoas pereceram, sem falar nos incalculáveis moradores atingidos pelas consequências da radiação no final de 1945, número que continuou a aumentar por mais cinco anos. Após três dias  Nagasaki foi alvejada pela Fat Man, que ceifou 40 mil vidas humanas, cálculo que em cinco anos atingiu o montante de 140 mil vítimas.

A Revolução molecular se inicia Na metade do século XX, com a descoberta da dupla hélice do DNA (Watson & Crick, 1953) o que muda drasticamente nosso conhecimento sobre biologia. Estamos hoje no auge desta revolução, ao trabalharmos com a clonagem, a engenharia genética, a terapia genética, as células-tronco, a reprodução assistida, a biologia sintética e a biotecnologia.

Um organismo é composto por um conjunto de genes que compõem o genoma, em 1990 foi iniciado o projeto genoma com a finalidade de identificar a sequência de bases de cada gene, de cada célula do organismo humano.

Estudando o DNA, podemos identificar pessoas e fazer testes de paternidade pela técnica de fingerprinting. Esta técnica é muito importante para se identificar suspeitos de crime.

No DNA há regiões que não codificam proteínas, que ficam intercaladas entre os genes, formadas por unidades que possuem sequências definidas de bases, e formam várias unidades repetidas. Alterações nestas sequências são chamadas polimorfismos e determina a variedade genética da população. No DNA fingerprinting estas unidades são mapeadas.

Com a revolução molecular também veio à discussão sobre a ética para que não ocorra o que ocorreu na revolução atômica. Mesmo assim dentro de suas atuações a bioética discute o mal uso de suas evoluções como na clonagem, a maioria dos médicos avaliam que os riscos da clonagem humana é muito elevado. Submeter as pessoas à clonagem é admitir um risco conhecido, prejudicando as pessoas deliberadamente. Boa parte das experiências com clonagem de um animal resultou em embriões deformados ou em abortos posteriormente a sua implantação. Vários cientistas defendem que os poucos animais clonados nascidos exibem malformações que não são detectáveis através de exames ou de testes in útero como, por exemplo, deformações ao nível do revestimento dos pulmões.

A Revolução espacial ocorreu Na segunda parte do século XX, saímos pela primeira vez da Terra para conquistar o espaço sideral esse evento é simbolizado por Armstrong quando este pisou na lua em 1969.  A tecnologia utilizada no projeto Apollo advinha dos avanços tecnológicos conquistados pela segunda guerra principalmente por computadores digitais para cálculos de balística, e também pelo desenvolvimento de mísseis intercontinentais em parte herdadas da tecnologia conquistada da Guerra Fria entre Estados Unidos e URSS. Apesar de advindas de uma guerra entre capitalismo e comunismo a Revolução espacial trouxe muitos conhecimentos entre ela o descobrimento de 75 novas variedades de minerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com