TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATS Desenho Técnico

Pesquisas Acadêmicas: ATS Desenho Técnico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O desenho técnico é uma disciplina essencial no ramo da Engenharia. Ele está presente em diversas atividades e estar bem treinado para interpretá-lo é essencial. Ao longo do trabalho diversos conceitos básicos sobre desenho técnico são discutidos, por meio teórico ou prático.

1. ASPECTOS GERAIS DO DESENHO TÉCNICO (Etapa 1)

Essa atividade é importante para você distinguir o desenho técnico do desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar a escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo de aresta do desenho.

2.1 Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

2.1.1 Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

Desenho artístico é voltado apenas para a transmissão da imagem, sem ênfase em dimensões. Quando é necessário tem rigor à forma e dimensões do objeto representado e outros aspectos relevantes ao desenho é utilizado o desenho técnico.

2.1.2 Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Perspectiva

A representação de um desenho por meio de perspectiva é utilizada para ser ter uma visão espacial do objeto, assemelha-se a uma fotografia do objeto desenhado.

Utilizada principalmente em catálogos e pastas de montagem, onde um simples olhar pode dar uma visão clara do objeto. A Figura 1 mostra a visualização em perspectiva de um objeto.

Figura 1- Representação em perspectiva de um objeto.

Múltiplas Vistas

A representação em múltiplas vistas de um objeto é com base no conceito de projeções ortogonais. Por esse meio de representar um objeto é possível ter uma maior quantidade de informações, como anotações,notas de fabricação, notas de montagem e etc. Segue determinadas normas, com isso a representação por múltiplas vistas é, em geral mais fácil de executar do que a representação em perspectiva e também é preferida quando o seu interpretador está treinado na leitura de desenho em múltiplas vistas. A Figura 1.2 é um exemplo de desenho técnico em múltiplas vistas.

Figura 1.2 - Representação em múltiplas vistas da Figura 1

2.1.3 Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

A ISO orienta as normas Existem vários organismos nacionais e internacionais, que produzem normas relacionadas ao desenho técnico. No nível europeu as normas de maior aceitação e aplicação são as Euro-normas (EN), no EUA as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normes de aplicação quase exclusivas. No Brasil as normas são regidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

2.1.4 Descrever qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

Toda a informação inscrita num desenho sejam algarismo ou outros caracteres devem estar em escrita normatizada. A utilização de escrita normatizada tem como objetivo básico uniformidade, legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. Na Figura 1.3 podemos ver um exemplo de escrita normatizada.

Figura 1.3- Exemplo de escrita normatizada.

2.1.5 A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

São elas do tipo A. Continuo grosso, para linhas visíveis ou tipo E, que é interrompido grosso para arestas invisíveis, ou do tipo F, que é fina, também utilizada em arestas linhas invisível.

Para contorno visível; utilizar linhas grossas.

Para contorno invisível; utilizar linhas tracejadas grossas e finas.

2.1.6 A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justificar por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

O uso do papel é importante durando o processo de fabricação/execução da peça, podendo ser feitas consultas rápidas, e na elaboração do projeto, facilitando a documentação de alterações diretamente no desenho.

2.1.7 Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explicar quando devemos utilizar escalas de ampliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com