TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA MICROSCOPIA E ORGANELAS CITOPLAMÁTICAS

Por:   •  14/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

AULA PRÁTICA MICROSCOPIA E ORGANELAS CITOPLAMÁTICAS

INTRODUÇÃO

O relatório a seguir é uma síntese da aula prática realizada no dia 22 de agosto de 2016, tendo, Anderson Weiny, como, professor da disciplina de CITOLOGIA, foi organizado roteiros sobre os assuntos: Noções gerais de microscopia, manusear um microscópio; nomear as várias partes que constitui um microscópio; observar diferentes tipos celulares. Foi realizado estudo de célula do tecido ovariano, observado o folículo ovariano e seus estágios, aumentando em 4x10, 10x10, 40x10 para entender funções e desenvolvimentos da célula.  

Objetivos:

 Conhecer e manusear um microscópio, utilizar microscópio óptico, visualizar células.  

Material e Método:

Utilizou-se um microscópio óptico para a observação de uma lâmina com fragmento de um ovário e outra lâmina com fragmento de células do folículo ovariano. Foram feitas análise do material citado, colocando a lâmina na mesa de platina fez-se um ajuste no parafuso macrométrico até aparecer uma imagem, usar o parafuso micrométrico para deixar a imagem nítida. Fez-se  três ampliações, observando com foco 4x, 10x, 40x.

Resultados:

Foram observadas células normais do ovário sem defeitos e com aparência saudável. As lâminas já estavam preparadas e coradas, prontas para a focalização e obtenção dos detalhes a segui.

 [pic 2][pic 3]

 FOLÍCULO PRIMÁRIO  4X10                 FOLÍCULO SECUNDÁRIO 10X10

[pic 4]

FOLÍCULOS PRIMORDIAIS 10X40    

Discussão:

Esses resultados foram obtidos, com a ajuda do professor Anderson Weiny, baseado nas aulas teóricas da disciplina em andamento (CITOLOGIA). O folículo ovariano consiste num óvulo revestido que se desenvolve a partir das células epiteliais germinativas que revertem à superfície do ovário; que quando rompe (processo ovulatório), libera o óvulo na cavidade abdominal próximo a trompa uterina.  Os folículos ovarinos são numerosos podendo chegar ao número de 2.000.000 em mulher saudável, com isso eles existem em dois estágios pré-antrais; (primordial, transição, primário e secundário) e folículos antrais; (terciário, pré-ovulatório). Os folículos ovarianos são a unidade básica do sistema reprodutor feminino. São agregações esféricas de células encontradas no ovário.

Bibliografia:

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Sobre-Aula-Pr%C3%A1tica-De-Microscopia/47181303.html

http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_II/referencia3.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fol%C3%ADculo_ovariano

Tiangua-Ce

2016

                                                                                                                                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com