TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - Aula prática de microscopia

Por:   •  25/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Unidade Acadêmica de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos

RELATÓRIO 

Aula prática de microscopia

                                                                               Autores:

                                                                      Darlan de Souza Barros

                                                                      Matricula: 716110323

                                                                      Eliel Gomes Barbosa

                                                                      Matricula:  716110149          

Sumé-PB

2016

OBJETIVO

        Esta aula teve como objetivo apresentar os alunos ao microscópio, mostrando seus: componentes, forma, funcionamento, manuseio e cuidados. Também teve como objetivo permitir o manuseio do equipamento pelos mesmos para visualização de laminas com matérias que só são viseis ao microscópio ótico.

        

  1. INTRODUÇÃO

Os microscópios são equipamentos utilizados para ampliar pequenas imagens que não são vistas a olho nú. As imagens aumentadas por este equipamento possibilitam o estudo de pequenos organismos, revelando com isso estruturas microscópicas de forma detalhada, permitindo assim o estudo dessas estruturas. 

  1. MATERIAL

Para esta aula pratica foram utilizados um microscópio ótico e a lâmina  de vidro 4976 pulmão. Para a entrada no laboratório também foi necessário o uso de jaleco e sapatos fechados.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Inicialmente o microscópio ótico foi ligado e sobre a platina foi fixada a lâmina com a ajuda das pinças. Para iniciar a visualização da amostra fixada na lâmina foi utilizada a menor objetiva, a de aumento 10x, após isso foi utilizado o parafuso macrométrico e o micrométrico para conseguir uma boa focalização da amostra, com a focalização correta na objetiva 10x girou-se o revolver para a objetiva 40x e se utilizou novamente o parafuso micrométrico para uma nova focalização, estando focalizado na objetiva 40x girou-se o revolver até chegar no  ponto entre a objetiva 40x e a 100x, nesta localização foi feita a colocação de uma gota de óleo de imersão e se girou o revolver até a objetiva 100x e utilizou novamente o parafuso micrométrico para uma nova focalização.

  1. RESULTADOS

Com a focalização na objetiva 10x já se pode observar pequenas estruturas na lâmina de amostra e perceber uma pequena variação de cor, diferenças que são imperceptíveis ao olho nú.

Com a utilização da objetiva 40x já se pode notar com maior facilidade a amostra da lâmina que consistia em um meio com aspecto gelatinoso na coloração rosa escuro nas partes mais concentradas e de um rosa mais claro nas extremidades de menos concentração com presença de pequenos pontos pretos por toda a amostra com maior concentração nas mais partes com o rosa mais escuro como mostra a figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (875.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com