TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório das Aulas Práticas de Microscopia

Por:   •  18/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

CAMPUS REGIONAL II – UNIDADE SÃO FRANCISCO DE PAULA

CURSO DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL

Professora: Adriana Lau

Disciplina: Microbiologia

Acadêmico: Beatriz Schramm

Relatório das Aulas Práticas de Microscopia:

1° aula de análise: Lamínulas com amostras de águas.

Foram realizadas análises no microscópio, com várias amostras de água, utilizando:

-  microscópio, lamínula, pipeta de Pasteur, açúcar e filtro de papel.

Lamínula para microscopia é usada para sobrepor ao material biológico da lâmina durante a leitura no microscópio, o que permite uma melhor visualização do material e melhor identificação. São feitas em vidro transparente de alta qualidade e sem imperfeições, limpas e adequadas para melhor visualização.

A pipeta de Pasteur é um utensílio semelhante a um conta-gotas, geralmente formado por um tubo de vidro de ponta afilada. Serve para efetuar a transferência de pequenas porções de líquidos. Criada pelo químico francês Louis Pasteur, recebe este nome em sua homenagem.

Ao contrário das outras pipetas, esta pipeta não apresenta um volume determinado. Possui apenas a abertura inferior para entrada de líquido. Em sua ponta superior, possui um "balão" que, quando pressionado expele o ar. A ponta inferior é mergulhada no líquido a transferir e em seguida soltando o balão, o líquido é sugado para a pipeta.

As pipetas de Pasteur são utilizadas em casos onde não é necessária grande precisão do volume transferido.

Açúcar é utilizado, pois ele imobiliza os protistas, eles ficam menos ativos, mais lentos.

Filtro de papel foi utilizado nesse caso, para enxugar o excesso da água na lamínula.

Então foi coletado a amostra de água da poça de água, que estava em uma garrafa, com uma pipeta, colocada na lamínula, depois colocada uma pequena quantidade de açúcar, para que os protistas ficassem menos ativos e então colocado a lamínula no microscópio para visualização.

A única amostra que foi encontrado micro-organismos, foi a amostra que o colega Guilherme coletou em uma poça de água encontrada perto da sua residência. Nela foi visualizada um Paramecium.

Paramecium é um género bem conhecido de protozoários ciliados,[1] com dimensões entre 50 e 300 micra, dependendo das espécies. O corpo das paramécias é coberto de cílios simples, mas o sulco oral (a "boca") contém pequenos cílios orais compostos, que são típicos da ordem Peniculida. As paramécias habitam a água doce e são especialmente frequentes em pequenas poças de água suja (por exemplo, perto de estábulos).Pode ingerir cerca de 5.000.000 protozoários em 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (279.7 Kb)   docx (658.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com