TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Monografias: Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  4.880 Palavras (20 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

____________________________________________________________________________________________________________

ACADÊMICOS:

 Victor Afonso R. de Leon RA: 3730725893

 Cristhian Ivan RA: 4343795475

 Francielly Almeida Dos Anjos RA : 4252047173

 Cinthya Leite Escobar Botelho RA: 5841175558

 Amarilio Souza Ramos RA: 3711602863

 Thainara Silva Souza RA: 4200060360

ECONOMIA

Trabalho apresentado à disciplina de: ECONOMIA para fins de avaliação do curso de: Administração de Empresas. 2º semestre/ Noturno. Sob a orientação do Professor (a): Fabiano.

INTRODUÇÃO

O Brasil é um dos países que mais produz cerveja no mundo, mas não está no ranking dos países “bons de copo”.

O Barth-Haas Group, empresa de produtos e serviços relacionados ao lúpulo (um dos principais ingredientes da cerveja), divulgou mês de agosto de 2012 uma pesquisa com os quarenta países que mais produzem cerveja no mundo, que juntos correspondem a 91,8% da produção mundial. O grupo identificou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, dentro desse ranking de quarenta países, o grupo estimou o consumo per capita da população de cada um deles. Nessa categoria, o Brasil fica em 15º lugar, com um consumo de 62 litros por pessoa a cada ano.

O mercado Brasileiro de cerveja movimenta cerca de 13 bilhões de litros de cerveja por ano, o clima tropical, as datas comemorativas e as questões culturais estimulas o consumo de cerveja.

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

RAMO DE NEGOCIO ESCOLHIDO: CERVEJARIA

FRANQUIA QUIOSQUE BRAMA

QUANTO SE COMPRA E SE VENDE:

É comprada por 100% e vendida com 40% a mais do valor comprado.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:

O comportamento do consumidor é o resultado de uma infinidade de influências, cada qual interferindo no processo de escolha dos bens e produtos de maneira distinta e em graus diferentes. Os consumidores são fundamentalmente influenciados pelo mundo que os cerca, sofrendo pressões de fatores ambientais de toda ordem, que acabam por intervir em seu comportamento (Wells, 1978).

O público alvo de vendas de cervejas em geral, é adultos e jovens maiores de 18 anos que fazem o consumo de bebida alcoólica, em ocasiões especiais e com moderação.

INFLUÊNCIAS DA ECONOMIA SOBRE O RAMO DE CERVEJARIA

Cerveja e teoria econômica se encontram com mais dinheiro no bolso dos consumidores e um verão ensolarado garantiram à indústria de bebidas um bom desempenho em meio à derrocada industrial que registram expansões mensais em torno de 10% em comparação com o ano passado. Ele atribui a expansão à manutenção de crescimento da renda, fator determinante para os resultados de bens de consumo não duráveis, como as bebidas.

O desempenho da indústria de cerveja tem destoado tanto da indústria em geral nos primeiros meses deste ano porque esse é um segmento com maior estabilidade. Quando a indústria cresce 20%, o ramo de cervejas nunca acompanha esse patamar, mas também não caí tanto em momentos de crise.

O aumento do salário mínimo, o clima favorável e prolongando as férias, foram determinantes para o bom desempenho do setor, mas o "fator renda" representou a principal influência positiva. Avalia-se que o cenário ainda é positivo e só será alterado em caso de efeitos mais graves da crise no desemprego. No primeiro semestre, as vendas de cerveja subiram 7,6% em relação ao mesmo período de 2011.

O consumo de cerveja no País tem crescido a cada ano e a tendência é de prosseguir, com o aumento da inclusão social. O consumo per capita tem crescido desde 2004 e, no ano de 2011, houve aumento em torno de 6%. Segundo os últimos dados disponíveis, o consumo per capita anual do produto chega a 56 litros.

De acordo com Rodrigues, os potenciais das vendas no Brasil fazem do País a "menina dos olhos" da indústria cervejeira no mundo inteiro. Hoje, o Brasil é o quarto maior produtor, com 10,34 bilhões de litros/ano. Só perde para a China (35 bilhões), Estados Unidos (23,6 bilhões) e Alemanha (10,7 bilhões).

QUEM SÃO OS CONSUMIDORES? QUANTO GANHAM? QUANTO GASTAM DE SUA RENDA NA COMPRA DE PRODUTO/SERVIÇO EM QUESTÃO? QUANDO COMPRAM E COMO COMPRAM?

A maioria do público consumidor ainda é o masculino, mas as mulheres representam hoje cerca de 33% do consumo nacional de cerveja e segundo latin Panel, a cerveja é a bebida predileta de 29% das mulheres entre 30 e 39 anos. As mulheres com idade entre 40 e 49 anos são responsáveis por 24% do consumo de cerveja no país. Quanto ao tipo preferido da bebida, 79% das consumidoras preferem chopp claro e 21% são fãs do chopp escuro. O consumo de cerveja no Brasil e fora dele abrange todas as classes sociais, independente da renda financeira, pois existem variações em tipos e preços conforme as marcas.

RESUMO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com