TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alergia Ao Latex

Trabalho Escolar: Alergia Ao Latex. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  4.802 Palavras (20 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

O látex consiste em uma resina de origem natural, extraído da planta Hevea brasiliensis, conhecida popularmente como Seringueira, nativa do Brasil. Após vários processos, é obtido um material elástico e resistente, utilizado para os mais diferentes fins na indústria, dentre eles, a confecção de luvas descartáveis, sondas, drenos, garrotes, e outros materiais para uso médico. Outro importante uso da substancia está na confecção de preservativos, fez com que a exposição, e consequente sensibilização às proteínas provenientes do látex, aumentassem entre a população (GASPAR; FARIA, 2012).

A alergia ao látex tem sido tratada como um problema de saúde bastante generalizado, sendo por muitas vezes considerada uma verdadeira “epidemia” (WOODS et al., 1997). A alergia a esse tipo de material tem sido considerada uma importante forma de alergia ocupacional, e é responsável por inúmeros tipos de reações alérgicas nos indivíduos sensibilizados (WEISSMAN; LEWIS, 2002).

Principalmente para o anestesiologista, esse tipo de reação alérgica tem especial interesse, por dois motivos principais: a possibilidade de se deparar com pacientes que apresentem o problema, ocorrendo reações de diferentes intensidades durante o período perioperatório, ou como pacientes, uma vez que o uso constante de luvas feitas deste material pode acarretar em hipersensibilização (KELLY; WALSH-KELLY, 1998; ZUCKER-PINCHOFF; STADMAUER, 2002).

Reações anafiláticas e anafilactóides que ocorrem durante a anestesia continuam a ser uma das principais causas de preocupação para os anestesistas. A incidência de anafilaxia grave durante a anestesia geral é 1/6000-1/10000. A mortalidade é de cerca de 6% (BIRNBAUM et al., 1994). As causas mais comuns de anafilaxia são agentes bloqueadores neuromusculares (58,2%), látex (16,7%) e antibióticos (15,1%) (MERTES et al., 2003). Desta forma, é de extrema importância reconhecer pacientes que apresentem sintomas desta alergia, como forma de prevenir a morbidade.

Em geral, as reações sistêmicas são o primeiro sintoma em pacientes sensibilizados (KELLY et al., 1994). Essas reações costumam ocorrer após a exposição de mucosas aos produtos que contenham látex. As reações mais graves costumam ocorrer durante procedimentos cirúrgicos, mas várias circunstâncias da vida diária podem desencadear essas reações (RENDELI et al., 2006).

Desta forma, devido a gravidade que esse tipo de alergia pode assumir, principalmente durante procedimentos cirúrgicos, é de fundamental importância que o profissional anestesiologista esteja a par dos sinais e sintomas da alergia a látex em seu pacientes. Com o objetivo de analisar estes sintomas, este trabalho realiza uma revisão bibliográfica acerca dos dados atualmente disponíveis sobre o assunto.

2 ANAFILAXIA

A anafilaxia não é reportada como doença, e por isso suas taxas de morbidade e mortalidade acabam sendo subestimadas (3). Existe também o fato de que não é encontrada uma definição universal de anafilaxia clinicamente aceita (13). Alguns médicos costumam defini-la amplamente como uma síndrome de um ou mais sinais e sintomas sistêmicos, mas não especificam as características precisas isoladamente ou em combinação ou até que ponto eles são necessárias para fazer o diagnóstico (SCHWARTZ, 1995; YOCUM et al., 1999). Já em outros casos, ela é classificada de acordo com a severidade.

As manifestações mais comuns da anafilaxia são a urticária generalizada e o angioedema, e podem ocorrer como sintomas iniciais, ou acompanhar anafilaxia severa. No entanto, essas manifestações cutâneas podem ocorrer de forma tardia, ou mesmo não ocorrer em anafilaxia de progressão rápida. As manifestações subsequentes mais comuns são os sintomas respiratórios, seguidos de tontura, desmaio, e sintomas gastrointestinais. Quanto mais rápido for o aparecimento dos sinais e sintomas de anafilaxia após a exposição a um estímulo, o mais provável será a reação grave e potencialmente fatal (LOCKEY et al., 1990).

Muito autores utilizam o termo anafilaxia somente para as reações dependentes de IgE. E o termo anafilactóide para reações independentes da IgE. Basicamente, a anafilaxia é uma síndrome com mecanismos, apresentações clínicas e gravidade variados e é uma reação aguda com risco de vida, geralmente mediado por um mecanismo imunológico, mas nem sempre ocorre isso (reações anafiláticas são pensados para não envolver o sistema imunológico), o que resulta da súbita liberação sistêmica de mastócitos e basófilos mediadores. É constituída por alguns ou todos os seguintes sinais e sintomas: eritema difuso, prurido, urticária, e/ ou o angioedema; broncoespasmo, edema da laringe; hiperperistalse; hipotensão e/ ou arritmias cardíacas. Outros sintomas podem ocorrer, tais como náuseas, vómitos, tonturas, dor de cabeça, sensação de morte iminente, e inconsciência (KEMP; LOCKEY, 2002).

Diversos mecanismos podem ser ativados, provocando reações anafiláticas. Praticamente qualquer agente capaz de ativar mastócitos ou basófilos pode causar anafilaxia. No entanto, mais do que um mecanismo pode ser ativa em alguns casos de anafilaxia. As causas identificáveis mais comuns de anafilaxia são os alimentos, medicamentos, picadas de insetos, e injeções de imunoterapia (YOCUM et al., 1999; BROWN et al., 2001).

O envolvimento sistêmico de órgãos, o que varia de uma espécie para outra, determina o curso clínico de anafilaxia de qualquer causa. Os fatores que determinam choque de um órgão específico incluem as variações na resposta imunológica, a localização do músculo liso, e da distribuição e da taxa de degradação e a capacidade de resposta a mediadores químicos (JAMES Jr; AUSTEN, 1964).

Desta forma, em função da gravidade que os casos de anafilaxia podem apresentar, e de que muitas vezes são imprevisíveis, é preciso estar atento à qualquer sinal do paciente de que possa ocorrer uma possível anafilaxia durante procedimentos cirúrgicos.

3 ALERGIA AO LATEX NATURAL

A borracha natural de látex (natural rubber látex, ou NRL em inglês) (cis-1,4-poli-isopreno) é um líquido leitoso obtido principalmente a partir da árvore Hevea brasiliensis (SLATER, 1992). A borracha natural de látex e subprodutos são substâncias encontradas em muitos produtos presentes em ambientes hospitalares e domiciliares. Entre os mais importantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com