TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alergia Lactose

Exames: Alergia Lactose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 11

ALERGIA A LACTOSE

O leite é um alimento extremamente importante porque, além de ser fonte de proteína, é também a maior fonte de cálcio, substância que ajuda na formação óssea.

No entanto, existem casos de pessoas que não podem tomá-lo por causa de algum problema, como alergia ou intolerância a lactose, o que pode deixá-las com deficiência dessas substâncias, como explicaram a pediatra e alergista Ariana Yang e o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues no Bem Estar desta sexta-feira (13).

A primeira diferença entre esses dois problemas está na substância do leite – ou seja, a alergia está relacionada à proteína do leite de vaca enquanto a intolerância está ligada ao açúcar do leite, que é a lactose. Como explicou a pediatra Ariana Yang, geralmente quem tem alergia só descobre após os 6 meses de idade, quando para de tomar o leite materno já que não existe alergia ao leite da mãe – foi o caso do Matheus, de 9 anos, personagem do quadro “Diário do leite”, que estreou no programa.

Depois de tomar leite em pó, vomitar, ficar com bolinhas vermelhas no corpo e com a boca inchada, o Matheus foi diagnosticado como alérgico.

Por causa disso, a mãe começou a dar leite de soja para o filho, porém, como explicaram os especialistas, a absorção do cálcio do leite de soja é muito pequena se comparada ao do leite de vaca, o que pode trazer deficiências para a saúde.

Por isso, é muito comum que crianças com alergia tenham baixa densidade óssea, já que não tomam leite de vaca e geralmente não fazem a suplementação correta. É possível, no entanto, tratar e recuperar essa perda, principalmente na fase da infância até a adolescência, período mais importante na formação dos ossos. Para ajudar, o Matheus fará um tratamento chamado de “dessensibilização ao leite”, que faz o paciente tomar doses diárias de uma solução diluída da bebida até o corpo se acostumar e conseguir tomar uma quantidade considerável sem dar reação.

Como explicaram os especialistas, a alergia costuma restringir mais a vida do paciente porque os sintomas aparecem rapidamente não só pela ingestão do leite, mas também pelo contato ou cheiro do alimento.

Na pele, pode ocorrer coceira, vermelhidão, bolinhas e inchaço nos lábios, olhos e orelha; já nas vias respiratórias, pode aparecer tosse, chiado, falta de ar, inchaço na glote e até mesmo choque anafilático. Por isso, além dos alimentos, é preciso tomar cuidado ainda com alguns cosméticos que podem ter leite, como xampus, hidratantes e até lenços umedecidos. De acordo com o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, pessoas alérgicas podem tomar leite hidrolisado, de soja, de arroz e de aveia.

Já a intolerância ocorre quando o paciente para de produzir a enzima capaz de quebrar o açúcar do leite, o que o faz sentir algum desconforto gastrointestinal quando ingere a bebida. Nesse caso, os sintomas podem ser gases, barriga inchada e diarreia, mas depende muito da quantidade ingerida, ao contrário da alergia, que pode ocorrer em qualquer quantidade. Nesse caso, o paciente pode tomar, por exemplo, leite com redução de lactose.

Comparação Iogurtes e quejos são uma delícia, todo mundo gosta e existem diversas opções no mercado. Porém, há também diferenças nutricionais e na composição desses produtos, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani, e por isso, é importante prestar bastante atenção no rótulo.

Por exemplo, no quesito gordura, o iogurte grego é o campeão, mas tem mais proteína, enquanto a bebida láctea tem menos gordura, mas menos proteína também. A bebida láctea perde também na quantidade de cálcio e, nesse caso, o campeão é o petit suisse;

INTOLERÂNCIA X ALERGIA

"Alergia é um problema que o sistema imune está reagindo a uma proteína. Na intolerância, o corpo não está conseguindo digerir o açúcar, que é chamado lactose, que é o açúcar do leite. A lactose é o açúcar natural, que está presente naturalmente no leite.

Intolerância à lactose não é grave. O açúcar vai ficar lá acumulado e vai dar sintomas gastrointestinais, dor abdominal, cólicas, gases, diarreia, uma sensação de barriga estufada, um desconforto. Na intolerância, não corre risco de reação grave. Alergia já pode ser muito grave. Tem pacientes que têm sintomas leves mas têm pacientes que, de forma muito rápida, já podem inclusive ir a óbito por causa de uma reação alérgica".

DIAGNÓSTICO "Alergia à proteína do leite de vaca é uma das primeiras alergias que pode surgir na vida. Surge normalmente no primeiro ano de vida, enquanto bebê ainda. As alergias por leite, existem diferentes tipos, diferentes formas que a alergia pode se manifestar. A criança começa a apresentar vermelhidão pelo corpo, ficar irritada, vômito imediato, acabou de mamar e vomitou em seguida. Pode ter sintomas respiratórios como falta de ar, tosse, crianças podem ter convulsão, é uma reação extremamente grave, crianças podem ter convulsão. A reação mais grave é o choque anafilático, que pode levar à morte".

RESTRIÇÃO NUTRICIONAL "Enquanto é lactente, existem fórmulas específicas, fórmulas lácteas, em que a proteína é quebrada. São as fórmulas hidrolisadas. A gente substitui o leite então por essas fórmulas.

Na criança maior, que já não precisa mais do leite, e vai se alimentar de forma geral, a gente está tirando dela a principal fonte de cálcio. É possível através da alimentação repor esse cálcio, mas é muito difícil. Tem vários alimentos que são ricos em cálcio, vegetais verdes escuros, feijão, várias fontes de cálcio possível, as sementes têm bastante cálcio. Mas as quantidades, as proporções que têm que se ingerir para garantir as necessidades básicas diárias de cálcio, é muito difícil de criança ficar suprida nutricionalmente em relação ao cálcio".

AUMENTO DE ALÉRGICOS

O aumento das alergias alimentares é muito percebido no mundo todo e aqui no Brasil nós também estamos percebendo um aumento real da alergia, de todas as alergias alimentares e especificamente a alergia ao leite. Nos últimos 15 anos, existe uma estimativa de que esse aumento esteja em 18%, poucas doenças aumentam tanto. A estimativa é que hoje no Brasil nós tenhamos em torno de 350 mil crianças com alergia a leite.

REAÇÃO A TRAÇOS DE LEITE

"Não são todos os pacientes que reagem a traços. A sensibilidade para traços não acontece em todos os pacientes com alergia a leite. Isso é muito importante porque é um impacto muito grande nas opções que o paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com