TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algas

Tese: Algas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

Algae , também conhecido como alga /ˈælɡə/, em latim sginifica " sementes marinhas" são um grande e diversificado grupo de espécies autotróficas, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese, sendo unicelular ou multicelular. Muitas algas são fotossintetizantes e tem estruturas simples, pois não tem algumas organelas do que as plantas terrestres. Algumas com tecidos diferenciados – não possuem raízes, caules ou folhas verdadeiras.1

Embora tenham, durante muito tempo, sido consideradas como plantas, apenas as algas verdes têm uma relação evolutiva com as plantas terrestres (Embriófitas); os grupos restantes de algas representam linhas independentes de desenvolvimento evolutivo paralelo.

A disciplina da biologia que estuda as algas é a ficologia ou algologia, tradicionalmente uma especialização da botânica.

Índice [esconder]

1 "Algas" procariontes

2 Algas eucariontes

3 Formas de organização das algas quimiossintetizantes

4 Ecologia das algas

5 Importância das algas para o homem

6 Classificação

7 Referências

8 Ligações externas

"Algas" procariontes[editar]

Ver artigo principal: Cyanobacteria

As "algas azuis" ou cianofíceas, modernamente classificadas Cyanobacteria como uma divisão dentro do domínio Eubacteria ou "verdadeiras" bactérias (ou reino Monera) foram dos primeiros seres vivos a aparecerem na Terra, com o mais antigo fóssil datado em 3800 milhões de anos (Pré-Câmbrico) e acredita-se que tenham tido um papel preponderante na formação do oxigénio da atmosfera2 .

Estes organismos têm uma estrutura procariótica, sem uma verdadeira membrana nuclear e com os pigmentos fotossintéticos dispersos no citoplasma.

Algas eucariontes[editar]

Todos os restantes grupos de algas são eucarióticos (com uma verdadeira membrana nuclear) e realizam a fotossíntese usando organelas chamadas cloroplastos. Os cloroplastos contêm DNA e têm uma estrutura semelhante às cianobactérias – pensa-se que evoluíram a partir de uma alga mais "primitiva" que era endossimbionte.

Grupo Pigmentos fotossintetizantes Substância de reserva

Euglenófitas Clorofilas A e B Paramido

Pirrófitas (Dinoflagelados) Clorofilas A e C Óleo e amido

Crisófitas (Diatomáceas) Clorofilas A e C Crisolaminarina

Feófitas (algas pardas) Clorofilas A e C Laminarina e manitol

Rodófitas (algas vermelhas) Clorofilas A e D Amido da florídeas

Clorófitas (algas verdes) Clorofilas A e B Amido

Há diferentes tipos de cloroplastos, que podem refletir diferentes eventos endosimbióticos. Existem três grupos de organismos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com