TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Fungos, Algas E Liquens

Artigo: Estudo Dirigido De Fungos, Algas E Liquens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido de Fungos, algas e Liquens

1- Que características dos fungis os diferenciam de todas as outras formas de vida?

Formas de vida simples, não possuem flores, a sua reprodução ocorre na maioria das vezes através da multiplicação dos esporos, não possuem clorofila e vivem de alimentação produzida por outros organismos.

2- De que tipo de organismo evoluiu os fungi?

Possui evidências consideráveis que os animais e os fungos surgiram de um antepassado comum, provavelmente um protista colonial.

3- Quais as características distinguíveis de Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota?

Zycomycota- São fungos inferiores, não formam zoósporos, vivem em plantas decadentes e matéria orgânica de origem animal no solo, provocam doenças como hérnia de couve, alguns são parasitas de plantas, insetos ou pequenos animais no solo, outros vivem em associações simbióticas e uma pequena quantidade causa infecções severas nos humanos e animais domésticos. Apresentam rápido e profuso crescimento das hifas, tem reprodução assexuada por esporos haplóides em esporângios especializados formado nas hifas.

Ascomycota- São fungos superiores, engloba túberas ou trufas e morchelas, alguns provocam doenças, como: bolor. Apresenta micélio muito desenvolvido com hifas geralmente pluricelulares, a parede celular tem quitina. No esporânguio ou asco realizam-se as fusões dos núcleos, seguida de uma meiose. Os ascos reunidos em corpos frutíferos muito diferenciados formados por hifas estéreis entrecruzadas com hifas ascogénicas e gametângios.

Basidiomycota- Engloba os cogumelos propriamente ditos. Uns são cogumelos comestíveis como, cantarelo, outros são cogumelos venenosos como, as amanitas. Alguns podem causar doenças como, morrões e carie dos cereais.

4- O que são leveduras e qual a sua relação com os fungos filamentosos?

Engloba os fungos unicelulares que se reproduzem por emissão de um crescimento externo, designado por botão ou dedo de luva, a partir da célula mãe. Não formam um grupo taxonômico propriamente dito, sendo apenas uma forma de crescimento do fungo.

5- O que são fungos conidiais e qual a sua relação com os outros grupos de fungos?

São conhecidos como fungos imperfeitos, compreendem cerca de 15.000 espécies, incluídos na subdivisão deuteromycotina como a cultura de Penicillium notatum, não se conhece a sua forma sexuada e se considera apenas sua forma conidial. Alguns são causadores de doenças como alternariose da batateira.

6- Que tipo de relações simbióticas existe entre os fungos e outros organismos?

Micorrizas- Associações mútuas benéficas entre raízes e fungos.

Línquenes- Simbiose entre algas ou cianobactérias e fungos em habitats extremamente hostis.

Associações entre fungos (que segregam a celulose e insetos (formigas) produzindo metabolitos secundários que protegem os hospedeiros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com